Responsabilidade social e gestão arrojada tornam DNA Center laboratório que mais atuou na pandemia


Diante do enorme desafio, empresa tomou decisões rápidas e teve funcionários comprometidos com sua missão

Não há nada mais desafiador do que encarar um inimigo desconhecido. Como agir? O que fazer? São muitas dúvidas, perguntas que precisam de respostas. Imagine, ainda, ter que lidar com isso ao mesmo tempo em que milhares de vidas estão em risco e dependem dessas decisões. Foi esse o cenário que a equipe do DNA Center encontrou quando explodiram os casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte, a partir do mês de abril. Foi preciso se reinventar em meio à adversidade.

Mesmo diante das incertezas, o DNA Center agiu rápido. A primeira ação foi a instalação, em apenas seis dias, de toda uma estrutura de Drive Thru para a coleta dos exames para a Covid, com a maior segurança possível. Na sequência, foi montada uma Central de Cadastro e Agendamento exclusiva dos exames RT-PCR, no estacionamento do Banco do Brasil da Avenida Afonso Pena. “O principal desafio foi encontrar soluções práticas, rápidas e seguras para que a gente conseguisse atender milhares de pacientes que estavam nos procurando. Esse drive foi planejado e montado em tempo recorde e nós conseguimos entregar os resultados dos exames em 24 horas”, relembrou o diretor de inovação e negócios, Roberto Chaves.

Dedicação, esforço e união marcaram o trabalho de toda equipe do DNA Center na fase mais crítica da pandemia e agora nesse aumento dos casos. Todos trabalhando com um único propósito de salvar vidas.

A busca pelo resultado mais rápido mostrou a responsabilidade do DNA Center com a sociedade potiguar. O diagnóstico precoce ajudou a salvar muitas vidas. “Foi muito gratificante ter a sensação de que o nosso diagnóstico célere e de qualidade estava fazendo a diferença na vida das pessoas”, recordou a diretora técnica, Andrea Fernandes.

Na fase mais crítica da pandemia, o DNA Center – único laboratório privado a realizar exames de Biologia Molecular no RN, não dependendo do envio de amostras para outros estados – chegou a atender e liberar cerca de mil exames num único dia. Os sistemas de atendimento foram reforçados com opções de marcação online, por telefone e whatsapp, tudo para oferecer um serviço mais completo e célere. O laboratório chegou a registrar mais de mil e quinhentas mensagens diárias para agendamento dos exames. Um mutirão foi realizado para dar vazão à procura, que teve um aumento exponencial. O DNA Center ampliou em dez vezes a capacidade de realização dos testes.

Toda essa demanda só conseguiu ser atendida em função do aporte em maquinário e insumos feitos durante essa fase crítica da doença, a partir de uma tomada de decisões rápidas de toda a direção, que conseguiu gerenciar a problemática de forma assertiva e comprometida com a saúde dos pacientes. “Sabemos que a humanidade se desenvolve nos momentos de crise, das guerras, e aqui nesse período de pandemia não foi diferente. O DNA procurou, respeitando toda a situação, potencializar as suas qualidades e virtudes e crescer”, afirmou o diretor de estratégias e inovação, René Carlos.

O fator humano também fez a diferença nesse processo de reinvenção, permeado por muito trabalho, garra, união e perseverança. Todos os mais de 370 funcionários do DNA se empenharam para oferecer o melhor e desempenharam suas funções com o propósito único de salvar vidas.  “Teve uma família que veio de um outro estado para cá e eles choravam porque tinham perdido pessoas que amavam e não queriam perder mais ninguém. A gente tinha que se manter firme e dizer para eles que tudo ia dar certo”, disse, emocionada, a gerente do Drive Thru, Ana Paula Coelho. “Me sinto grato por ter passado por tudo isso, enfrentando chuva e sol, dias bons e dias ruins. A gente estava sempre pronto, um do lado do outro”, resumiu o técnico de enfermagem, Alison Soares.

René Carlos, Gioconda Leão, Andrea Fernandes e Roberto Chaves são sócios-administradores do DNA Center

“Sintetizo nas seguintes palavras a lição que a pandemia nos deixa: resiliência, empatia na prestação do serviço, a importância do atendimento humanizado e a excelência. Além disso, a consciência de que tudo é muito frágil, mas quando temos um bom time, quando temos pessoas para nos dar apoio, comprometidas, aguerridas, tudo se torna possível. Tudo isso está no nosso DNA. O nós é a palavra de ordem da nossa equipe”, conclui a diretora de Estratégia de Pessoas, Gioconda Leão.

Dna Center

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Fixo/WhatsApp: (84) 4007 2595

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