A alimentação saudável não só faz bem à saúde do corpo, mas, também, à saúde mental. Cardápios certeiros e equilibrados com vitaminas, sais minerais e gordura boa contribuem para a melhoria das conexões do cérebro, aumenta a nossa energia, melhora a memória, além de controlar as emoções.
O Dr. Rafael Coelho, colunista da Folha de Pernambuco, reuniu 8 frutas consideradas boas para a saúde mental :
Frutas
- Melancia, mamão, tangerina e limão: essas frutas são ricas em triptofano, aminoácido percursor da serotonina, que é considerada como o hormônio da felicidade.
- Laranja e maçã: fornecem ácido fólico para o sistema nervoso, o consumo está associado à menor prevalência dos transtornos mentais nos indivíduos. A laranja tem vitamina C, ótima escolha para a força e energia.
- Banana: rica em carboidrato, potássio e magnésio. A fruta é rica em vitamina B6, fonte de energia, e alivia a ansiedade. O magnésio, que faz parte da banana, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, sendo, assim, mineral bom para a memória e o aprendizado.
- Abacate: fonte de triptofano, proporcionando bem-estar e melhoraria do humor. O abacate também controla os níveis de cortisol, hormônio ligado ao nervosismo, irritabilidade e estresse.
As frutas devem fazer parte da alimentação diária sendo recomendadas 5 porções variadas. Diabéticos e doentes renais devem consultar o médico ou nutricionista para fazer um cardápio de frutas. Caso você esteja em processo de terapia, associe uma boa alimentação com as recomendações do terapeuta ou psicólogo.
Folha de Pernambuco