Enem e Covid-19: o que você precisa saber para fazer uma prova segura


Mesmo sob críticas e apelo por adiamento, exame será realizado em janeiro e fevereiro. Uso de máscara e álcool em gel durante a prova é obrigatório para evitar contaminação

A apenas alguns dias do Enem — que será realizado em 17 e 24 de janeiro (na versão impressa) e 31 de janeiro de 7 de fevereiro (na versão digital) —, o exame já entrou para a lista dos 40 assuntos mais procurados no Google.

Além de buscas sobre o que costuma cair na prova e o que levar na mochila, os estudantes estão, é claro, preocupados com as medidas de biossegurança necessárias para fazer o teste neste ano. Na última sexta-feira, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma série de orientações para prevenir o contágio da Covid-19 durante o exame.

Entre as principais medidas está o uso obrigatório de máscara, cobrindo totalmente o nariz e a boca. Os estudantes poderão levar mais de uma máscara para fazer a troca durante o exame e deverão descartá-la de forma segura nas lixeiras do local de prova. A máscara só poderá ser retirada enquanto o candidato estiver se alimentando. O desrespeito a essa medida pode provocar a eliminação do Enem.

Antes de entrar na sala, ao fazer a identificação, os inscritos deverão higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. Recipientes do produto estarão disponíveis no local e em banheiros. As salas deverão ter boa ventilação e os candidatos devem se sentar de maneira a garantir o distanciamento social — que também deve ser respeitado entre aplicadores e estudantes em situações como a vistoria de materiais e lanches e idas ao banheiro.

Mas, afinal, e se o candidato começar a sentir sintomas pouco antes da prova? O teste pode ser remarcado? Se sim, como fazer isso? Essas são algumas das perguntas mais feitas sobre o Enem e a Covid-19 no Google, de acordo com um levantamento feito pelo Google Trends. Confira as respostas para elas e tire suas dúvidas:

O que fazer se estiver com Covid-19 no Enem?

Segundo orientações do MEC, “pessoas acometidas ou com sintomas de Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas, nos dias de realização das provas, não devem comparecer aos locais de aplicação.”

Como remarcar o Enem se estiver com covid?

O candidato deve comunicar a condição com antecedência na Página do Participante e solicitar a reaplicação do Enem 2020. Independentemente do candidato ter optado pela versão impressa ou digital do exame, a reaplicação será feita de forma impressa nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Caso o estudante apresente sintomas na véspera ou no dia da prova, ele deve procurar um serviço de saúde e comunicar sua condição na Página do Participante e na Central de Atendimento (0800 616161).

REVISTA GALILEU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *