O Rio Grande do Norte recebeu o novo lote de 74.600 doses da Coronavac e agora tem imunizante suficiente para vacinar toda população acima dos 75 anos de idade. A informação é da coordenadora de vigilância em saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública do estado Kelly Maia.
As doses já seguem para os municípios na tarde desta quinta-feira com o repasse maior para as cidades que ainda tem profissionais de saúde para serem imunizados
De acordo com Kelly Maia haverá também a destinação de doses aos profissionais de saúde que estão na linha de frente de atuação contra a doença e que não se vacinaram no primeiro momento. Além disso, ainda há a reserva das vacinas destinadas para segunda dose, que tem um intervalo mais curto.
As doses conseguirão imunizar 100% dos idosos acima de 75 anos. As estratégias dos municípios para vacinação dos idosos até 75 anos devem ser pensadas de modo a evitar as aglomerações. As doses são suficientes para todos e por isso pedimos auxílio dos municípios nessa questão, disse Kelly Maia.
Pela projeção da Sesap, Natal será a cidade com mais doses disponíveis nesse momento, entre primeira e segunda dose da Coronavac. Natal terá 14.800 doses repassadas, sendo 4560 imunizantes para aplicação da segunda dose do público até 84 anos e 8279 para a primeira dose de pessoas com idade entre 75 e 79 anos, além de 2031 para profissionais de saúde.
Essa divisão de doses para profissionais da linha de frente, inclusive, leva em consideração o número de pessoas que estão trabalhando na área e não a população.
Mossoró, que é a segunda cidade que mais receberá doses, terá mais de 4200 imunizantes, sendo 1281 para a segunda dose do público até 84 anos, 2272 para a primeira dose de quem tem 75 e 79 anos, e 657 para os profissionais de saúde
Ao todo, o Rio Grande do Norte tem 72.807 doses de vacina disponíveis, além da reserva de 16.396 doses, conforme recomendação de nota técnica do Ministério da Saúde.
Ao todo, serão distribuídas 52.720 doses para aplicação deste momento, sendo 35.280 doses referentes ao lote que chegou nesta quarta-feira ao Estado.
Tribuna do Norte