O ministro da Saúde esteve ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, em seminário sobre pesquisas de enfrentamento à pandemia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu mais investimentos da iniciativa privada em pesquisas sobre o coronavírus nesta segunda-feira (10). Ele esteve ao lado do ministro Marcos Pontes, da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações, durante um seminário que avalia pesquisas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil.
Na abertura do evento, Queiroga pediu apoio do setor privado. “Queremos que a iniciativa privada também apoie as pesquisas. Nos Estados Unidos, o investimento em pesquisa não é só do setor público. A indústria estrangeira é muito bem vinda no cenário do fomento às pesquisas. Deixemos de lado o velho patrimonialismo, temos que nos juntar para mudar esse cenário e para termos mais verbas”, disse.
O seminário que avalia as pesquisas realizadas para o enfrentamento da Covid-19 acontece de forma virtual e teve 116 trabalhos selecionadas – foram 2.226 pesquisas inscritas na chamada pública.
Ao falar com a imprensa, após a abertura do seminário, o ministro da Saúde voltou a reforçar a importância do setor privado no fomento às pesquisas brasileiras.
“Eu exorto que a iniciativa privada possa ampliar o investimento em pesquisa em parceria com universidades públicas”, disse.
Para ele, os jovens pesquisadores brasileiros que estudam foram do país deveriam retornar para reforçar os estudos de pesquisa no Brasil.
“Também precisamos estimular os jovens que estão pesquisando aqui e também no exterior com o apoio do federal, para que eles possam retornar ao Brasil. Queremos criar um círculo virtuoso. Não podemos perder nenhum cérebro brasileiros, não queremos exportar cérebros, queremos exportar produtos feitos no Brasil”, disse.
O seminário é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com Ministério da Saúde, com a colaboração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).