Mais que um exercício


Profissional de educação física oferece atendimento gerontológico para idosos com foco na longevidade funcional

No processo de envelhecimento ocorrem modificações físicas, psicológicas e sociais que são gradativas e naturais. A forma como lidamos com essas alterações e o nosso estilo de vida são essenciais para que o envelhecimento seja bem sucedido. Na medicina, a especialidade que trata o envelhecimento é a geriatria. Já nas outras áreas, o profissional com formação em nível superior que deseja atuar com esse público pode se especializar em gerontologia.

Esse foi o caminho que a profissional de educação física Josineide Gomes decidiu trilhar. Com a especialização em gerontologia, passou a atuar no mercado com a proposta de promover longevidade funcional para idosos através de treinos personalizados trabalhando as capacidades funcionais (força, flexibilidade, resistência cardiovascular, potência, equilíbrio, coordenação motora e agilidade), exercícios cognitivos de dupla tarefa e interação social, para ter maior autonomia e realizar suas tarefas do dia a dia. “É comum ouvir do idoso que o maior medo que ele tem é de ficar totalmente dependente de alguém e dar trabalho a sua família”, relata a profissional.

Antes do início do programa é feita uma avaliação multidimensional para detectar possíveis alterações que possam interferir no trabalho. “Quando necessário, sugiro a família que procure um profissional especialista para que seja feito um diagnóstico preciso, pois isso pode ser crucial para preservar a saúde e obter os melhore resultados”, explica Josi Gomes. 

A cada encontro na casa do idoso, a profissional realiza o monitoramento dos sinais vitais antes e após o treinamento. Esses dados são transcritos para um prontuário que é preenchido no dia a dia e servem de parâmetro para que, no dia da consulta, o geriatra possa monitorar as modificações positivas ou negativas com o treino. “O meu maior objetivo é proporcionar o que é mais importante para o idoso, que é a autonomia para realizar suas atividades. O trabalho requer um atendimento humanizado, respeitando a individualidade e fase de cada pessoa, com carinho respeito e admiração por tudo que já foi vivido”, conclui.

Josi Gomes
Profissional de educação e especialização em gerontologia
(84) 9 8871-1044
@seuidosoativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *