Sebrae oferece mentoria com metodologia própria para empresários potiguares
O desenvolvimento e o sucesso de uma empresa são desafios diários para um empreendedor. É comum que empresários lidem com decisões difíceis ou situações que demandam experiência no ramo para encontrar soluções eficazes. Nessas ocasiões, ter a orientação de um mentor como forma de aconselhamento profissional é uma alternativa viável. Para isso, o Sebrae desenvolveu o Programa de Mentoria Empresarial Gestão Saudável, pioneiro no Rio Grande do Norte.
O projeto foi formatado pensando em gerar resultados mais assertivos para os participantes. Não é consultoria nem curso, mas sim mentorias temáticas focadas na troca de experiências entre mentor e mentorado/participante. Atualmente, sete empresas participam da mentoria, desde 18 de agosto, data do lançamento do programa no Estado.
À frente do projeto, a analista técnica do Sebrae Marcela Capeleiro explicou que o programa surgiu da necessidade de empresários e suas empresas, em quatro áreas diferentes: marketing estratégico, planejamento estratégico, análise e planejamento financeiro e liderança com foco em resultados. Com pouco tempo para participar de cursos de uma semana ou longas consultorias, a técnica elaborou um projeto, junto com a analista Conceição Moreno do setor de Gestão de Soluções e Suporte do Sebrae/RN, que atendesse à necessidade desse público formado por esses empresários.
Ao longo do projeto “Qualinova: qualidade e inovação nas empresas de alimentação saudável”, do qual Marcela está como gestora, os consultores do Sebrae notaram que as quatro áreas mencionadas sempre apareciam como pontos de atenção e oportunidades de melhoria nas empresas atendidas. “Umas precisavam mais de umas coisas, outras de outras, mas no geral todas precisavam de atenção em sua gestão”, contou.
Com isso, o setor de desenvolvimento de soluções do Sebrae/RN sugeriu que fosse aplicada uma nova metodologia que está sendo disseminada pelo Sebrae Nacional. “Sabemos que algumas mentorias já são aplicadas por algumas empresas do mercado, mas com a metodologia do Sebrae é a primeira vez no RN”, explicou.
Diante do aumento da concorrência nesse setor de alimentação saudável, principalmente pela chegada de grandes franquias e pelo reposicionamento dos supermercados tradicionais, que investem cada vez mais no aumento da variedade de produtos com saudabilidade, faz-se necessário que as pequenas empresas locais se fortaleçam ainda mais.
Idealizadora e fundadora da Petit Poti, a empresária Nathália Gröner está participando do projeto e, mesmo sendo recente, está animada com os resultados. “Já demos início ao primeiro módulo e eu já estou bastante motivada para aprender e empreender cada vez mais. O Sebrae/RN tem sido um excelente parceiro da Petit Poti desde a sua concepção, em 2015, quando fiz o Empretec e descobri a minha vocação e amor por empreender”, contou.
À frente do restaurante Espaço Cozinha Ecológica, Marcelo Pê participa de projetos com o Sebrae há 4 anos e aderiu à mentoria por se tratar de uma iniciativa personalizada e que carrega conceitos modernos que se alinham a sua característica empreendedora. “Não é como um consultor dando regras. Ele entra na sua vida administrativa e dá as ferramentas para que você, como empresário, desenvolva suas estratégias de venda, marketing e junto com a sua equipe para melhorar os potenciais”, ressalta.
Para Marcela, esse fortalecimento se inicia com o amadurecimento da gestão da empresa. Além disso, a troca de experiências entre os empresários participantes proporcionará uma ampliação de sua visão estratégica, bem como a união entre eles. “Essa união do setor é fundamental para que o mesmo se torne mais forte e competitivo no estado”, afirma.
De acordo com Marcela, um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é a concorrência desleal por empresas que nem sempre seguem o rigor exigido pela fiscalização. “É importante que as empresas que estão no mercado busquem adequar o desenvolvimento de seus produtos com profissionais da área de nutrição para garantir a qualidade nutricional do produto, além de atentar-se para a legislação de rolagem, principalmente no quesito de alergênicos”, frisou Marcela Capeleiro.
Entenda como funciona o projeto
O funcionamento do projeto é simples. A mentoria é dividida em quatro módulos temáticos: marketing estratégico, planejamento estratégico, análise e planejamento financeiro e liderança com foco em resultados. Cada módulo é composto por um encontro coletivo para discussão do tema seguido de 8 horas de mentoria individual.
Os módulos possuem mentores especialistas nos temas, que além de conhecimento acadêmico possuem experiência de mercado. A cada dois módulos os empresários terão participação no Speed Mentoring, um encontro coletivo onde os empresários (participantes/mentorados) terão a oportunidade de conversar com outros empresários que possuem muita experiência e são referência ne mercado.
“Desta forma, o Gestão Saudável objetiva proporcionar uma visão geral da situação da empresa, incentivar os participantes a gerir suas próprias aprendizagens e colaborar com a elaboração de um caminho focado nas metas estabelecidas pelo participante, desenvolvendo suas competências e habilidades, maximizando seu potencial e melhorando seu desempenho”, analisou Marcela Capeleiro.
Diferente da consultoria, na mentoria o profissional vai orientar e induzir o participante, através de suas experiências, a tomar suas próprias decisões, ou seja, na mentoria é o mentorado que irá aplicar as soluções em sua empresa.
No mês de novembro o Sebrae/RN irá realizar, em parceria com as empresas participantes do Gestão Saudável uma feira e um seminário de alimentação saudável. Algumas empresas que estão participando do projeto são a Petit Poti, Delectus, Germina, Empório Ali Minimarket, Empório Nutri Care, Espaço Cozinha Ecológica, entre outras.