Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vai fazer testes de Covid-19 em mais de 4 mil natalenses. A coleta acontece de porta em porta, em 1.050 residências, a partir desta quinta-feira (19).
A Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, a PrevCOV, tem o objetivo de estimar o nível de infecção e de imunização ao vírus SARS-CoV-2. Em Natal, o DNA Center foi o laboratório escolhido para fazer a coleta das amostras em 31 localidades.
Ao todo, 4 mil pessoas foram selecionadas pela Opas, de acordo com os dados fornecidos pelo IBGE. Elas serão submetidas a um teste sorológico, com coleta de sangue, para diagnóstico do IGG positivo. Isso indica se aquele indivíduo já possui anticorpos contra o coronavírus. Os participantes também vão responder a um questionário para saber se já foram diagnosticados ou não com a doença, se já foram vacinados ou não, qual imunizante tomaram, entre outras coisas. A pessoa assina um termo de consentimento e os dados serão mantidos sob sigilo. Cada uma recebe login e senha para acessar um sistema com o resultado do exame, que sai em 30 dias.
O DNA Center vai ficar responsável pelo trabalho de coleta, armazenamento e embarque das amostras, que serão analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, em São Paulo. Cerca de 20 profissionais do laboratório estarão envolvidos na pesquisa. “Esse é um trabalho de extrema importância para montar uma fotografia da covid-19 no país e, partir disso, contribuir para a tomada de decisões baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública. O DNA Center foi escolhido por causa da nossa capacidade de logística e de pessoal e pelo know how que temos em trabalhos semelhantes”, destacou Andrea Fernandes, sócia-diretora do DNA Center.
A pesquisa será realizada em todo o país, em 211 mil pessoas, em 62 mil domicílios de 274 cidades. O trabalho deve durar cerca de dois meses. As equipes vão estar caracterizadas com a farda que terá o nome da pesquisa, PrevCOV, crachá e jaleco branco do DNA Center. Se a pessoa abordada em casa tiver alguma dúvida e quiser confirmar as informações sobre o trabalho da equipe, pode ligar para a central telefônica do DNA Center, pelo número 4007-2595. O levantamento vai acontecer de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Abaixo, confira a lista das localidades onde as amostras serão colhidas na capital:
- Alecrim
- Barro Vermelho
- Bom Pastor
- Candelária
- Cidade Alta
- Cidade da Esperança
- Cidade das Rosas
- Cidade Nova
- Dix Sept Rosado
- Favela Frei Damião
- Felipe Camarão
- Guarapes
- Igapó
- Lagoa Azul
- Lagoa Nova
- Lagoa Seca
- Mãe Luiza
- Neópolis
- N. S. da Apresentação
- Nova Descoberta
- Pajuçara
- Petrópolis
- Pitimbú
- Planalto
- Ponta Negra
- Potengi
- Quintas
- Redinha
- Ribeira
- Rocas
- Tirol