No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a @christinecampospsi e o @pensareinstituto destacam a importância de falar sobre o tema.
Devido ao impacto global causado pelo suicídio, a OMS tem recomendado a realização de campanhas de conscientização e prevenção envolvendo a utilização dos meios de comunicação.
Nas últimas décadas, diversos países têm aderido a esta recomendação, elaborando campanhas em diferentes modelos. Em geral, tais estratégias visam o combate ao preconceito em relação aos problemas de saúde mental, por meio de uma maior conscientização da população, uma vez que atitudes preconceituosas e desinformação podem dificultar a busca de ajuda por indivíduos com ideação suicida.
A Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, lançou, a partir de 2014, a Campanha Setembro Amarelo que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenir o suicídio. Para tanto, são propostas diversas ações informativas programadas para setembro, bem como a iluminação em tons amarelos de diversos prédios públicos e privados, monumentos históricos e pontos turísticos. 10 de setembro foi instituído o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio pela OMS.
Assista o vídeo!