Atividade física X depressão


Academia Bodytech Natal Shopping desenvolve projeto especial para acolher e motivar seus clientes com depressão

Na rotina da advogada e estudante de educação física Cynthya Emereciano, 32 anos, a hora de treinar é sagrada. Todos os dias ela passa entre uma hora e uma hora e meia na academia e quando não vai já recebe uma mensagem no celular ou ligação informando que sua falta foi sentida por todos.  Desde 2015, a advogada vem tratando a depressão e um transtorno de ansiedade. A prática de atividade física é peça fundamental nesse processo e foi exatamente para ajudar alunos como Cynthya que a Bodytech Natal Shopping criou um programa de acompanhamento para pessoas com depressão. E pelo depoimento dessa aluna, o objetivo vem sendo cumprido com louvor.

“Os momentos que passo aqui são muito importantes para o meu tratamento. Principalmente, nas aulas coletivas, encontro calor humano, faço amigos e me sinto acolhida. Os professores estão sempre perto e sempre abertos a escutar. Sem falar nos benefícios para a saúde física”, relata Cynthya.

Não é novidade que a prática regular de atividade física traz muitos benefícios para o corpo. No entanto, o professor Marlon Oliveira, que coordena esse serviço e acompanha os alunos de perto, destaca três pontos fundamentais para o aluno que está com depressão. “A curto prazo, o principal benefício para quem está em tratamento é hormonal, ou seja, a liberação de hormônios que geram bem-estar como a seratonina, endorfina, ocitocina e regulação de neurotransmissores da noradrenalina, podendo em até uma semana já liberar hormônios suficientes para se sentir melhor. A longo prazo, destaco o fato de levar esses alunos a pensar no futuro, estabelecendo metas. Isso vai fazer com que o indivíduo tenha uma perspectiva positiva quanto ao futuro. O terceiro ponto é a importância da socialização, tendo em vista que academia é um ambiente sociável e o fato dele se sentir incluído é muito importante”.

Esse atendimento faz parte do Programa Care, que oferece um serviço diferenciado para públicos especiais. No caso da depressão, não existe uma modalidade específica que deve ser trabalhada com o aluno. Porém, o professor Marlon orienta uma predominância de atividades aeróbicas como caminhada e corrida e de aulas coletivas que ajudam na socialização e liberam os hormônios de forma potencial. “A musculação também tem um papel importante por ajudar na autoestima individual”, acrescenta o professor.

“Estamos sempre perto desses alunos para estimular que mantenham a frequência nos treinos. Entramos em contato sempre que há alguma falta e quando ele está na academia fazemos questão de oferecer um ambiente alegre, descontraído e saudável. Além disso, buscamos sempre contato com os outros profissionais que acompanham o paciente, como psiquiatra, psicólogo e nutricionista para juntos mudarmos esse quadro que traz tanto sofrimento”, finaliza o professor.

Dicas para conseguir

  • Crie uma rotina diária (o exercício é hábito, a rotina pode ser separar a roupa de treino antes de dormir)
  • Peça ajuda de amigos para treinar juntos
  • Siga a orientação profissional
  • Estabeleça metas a curto e longo prazos

Bodytech Natal Shopping

Segunda a sexta: 05h às 22h
Sábados: 8h às 16h
Domingos e feriados: 9h às 15h
Três horas de estacionamento grátis
(84) 3322-3888
(84) 9 9313-0762
@bt_natalshopping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *