O Neurofeedback é uma ferramenta terapêutica do Biofeedback para o cérebro na qual, os estímulos, auxiliam nas questões cognitivas, emocionais e comportamentais. Ela é baseada na interação Cérebro x Equipamentos , onde são conectados sensores que captam sinais elétricos provenientes do cortex cerebral, são codificados e processados por um software especializado.
Para entender o que é o Neurofeedback primeiro é preciso salientar que ele não é um medicamento capaz de ansiar a cura de um transtorno como a ansiedade ou outro, nem tanto resolver por si só sequelas originadas pelo impacto de um derrame cerebral.
É muito mais uma técnica de gestão de controle dos padrões neurais do cérebro para que haja uma neuromodulação e proporcione bem-estar em áreas cerebrais que indicam ansiedade, estresse, depressão, desrregulação do sono, além de, capacitar o cérebro a atividades de alta performance.
Antes das estimulações é necessário o paciente fazer um mapeamento cerebral, para assim, identificar os padrões neurais presentes e estruturar uma bateria de treinos específicos de ajustes desses padrões neurais.
Nessa entrevista conversamos com o neuropsicólogo e treinador de neurofeedback para falar sobre os benefícios que a técnica pode proporcionar para pacientes com autismo.