UFRN: Hospital Universitário Ana Bezerra amplia atendimento com novo equipamento de Raio-X


Em mais uma etapa de renovação do seu parque tecnológico, o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), localizado no município de Santa Cruz/RN, instalou um novo equipamento de Raio-X, de instalação fixa e que demandou uma ampla reforma da área de imagem. O novo aparelho custou aproximadamente R$ 137 mil reais, valores semelhantes aos investidos na reforma do ambiente onde foi instalado. Com o novo aparelho, o Hospital prevê a realização de 249 exames de radiografia por mês, por meio de uma contratualização, atendendo a pacientes vindos de diversas partes do Estado do Rio Grande do Norte.

O novo aparelho de Raios X vai permitir a realização de imagens de diversas partes do corpo, por meio do uso da radiação X, a qual atravessa os órgãos e a depender da densidade de tecido é absorvida em quantidades diferentes, fazendo que o Painel Detector de Imagem a ser digitalizada sob o paciente seja sensibilizado de forma diferenciada. O equipamento possibilita que o médico possa visualizar detalhes por diferença de tons de cinza e a partir dessas imagens emitir laudos. Microcalcificações e tumores são alguns dos vários objetos de interesse em uma radiografia.

A grande diferença para o equipamento anterior é que este é um Aparelho fixo, que possui partes e peças adequadas ao uso, como por exemplo: uma mesa com tampo flutuante (que permite movimentos em duas direções), um Bucky mural (que permite exposições de tórax com o paciente em pé ou numa cadeira de rodas) e um tubo com uma corrente de 800mA (que permite exames com maior qualidade principalmente em pacientes mais obesos).

O aparelho anterior era móvel (não mais permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso como fixo), possuía uma mesa e um bucky mural adaptados, além de possuir uma corrente de tubo que atinge, no máximo 300mA, o que dificulta o exame em pacientes mais obesos, pois não gerava imagens com a qualidade mínima aceitável atualmente.

URFN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *