Julho é marcado pela campanha de conscientização do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de bexiga. Em todo o Brasil, são realizadas atividades voltadas para que as pessoas que possuam algum tipo de sintoma procure acompanhamento médico e faça exames periódicos, independentemente de ter histórico da doença na família.
Dentre os sintomas que podem indicar a ocorrência de câncer de bexiga, estão o sangramento visível na urina; o desconforto ao urinar, como dor e ardência; e o aumento da frequência ou urgência em urinar.
Para o urologista Maryo Kempes, é importante estar atento aos mínimos sinais, até para evitar que sejam confundidos com outras doenças. O fundamental, segundo ele, é verificar as causas e se submeter a exames que comprovem ou não a real situação. “Em casos de confirmação do câncer, o diagnóstico precoce passa a ser um enorme diferencial para a cura. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, maiores as chances de ser debelado”, afirma ele.
O cigarro é, de longe, o maior fator de risco para a doença. As estimativas são de que mais de 50% dos casos são provocados pelo tabaco.