A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS- Natal) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) firmaram uma parceria onde os síndicos dos condomínios de Natal poderão acessar a plataforma online de cadastro para vacinação de idosos a partir de 60 anos, em grupos, no condomínio que residem, durante a campanha da Influenza em Natal. O objetivo é amenizar os riscos dessa população à exposição de aglomeração em espaços coletivos.
A partir deste sábado (28.03) até (05.04), o síndico, somente ele, pode acessar o sistema através do site http://lais.huol.ufrn.br e preencher o formulário com nome completo e data de nascimento do público alvo que ainda não recebeu a imunização, sendo as informações comprovadas no ato da vacina por meio do RG. A partir da solicitação, a Vigilância Epidemiológica de Natal vai agendar data e horário da vacina.
“Essa intervenção da SMS é visando não expor os idosos, a partir de 60 anos, a aglomerações”, complementa Vaneska Gadelha, Chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS-Natal.
O projeto é uma ação complementar do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal (DVS) no combate a transmissão da COVID-19, por isso os imóveis devem disponibilizar um espaço aberto para realização da atividade e estrutura básica com mesas e cadeiras no local. Para mais informações será disponibilizado o telefone 3232-8534. São parceiros os departamentos de enfermagem, saúde coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Instituto do Envelhecer e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS, todos da UFRN.
A excelente participação da população nos três primeiros dias de campanha contra a Influenza permitiu que a SMS-NATAL pudesse se aproximar da primeira meta de cumprir 90% da imunização do público idoso da capital. Foram aplicadas 71 mil doses em maiores de 60 anos e profissionais da saúde. Uma nova remessa federal tem previsão de chegar ao município na próxima semana para dar continuidade ao calendário vacinal.
Os idosos que não residem em condomínios devem aguardar a retomada da campanha de vacinação e se dirigir a uma das 63 salas de vacinas de Natal, ou algum dos 5 postos alternativos montados pela Prefeitura.