Nesta terça-feira (23), a Unidade de Saúde de Candelária realizou a 2ª Mesa Redonda Multidisciplinar: Alzheimer e Saúde Mental com o Grupo Cuidando de Quem Cuida. A atividade integra as ações da campanha Setembro Amarelo no município e faz alusão à campanha Setembro Lilás, mês de conscientização da doença de Alzheimer e demais doenças neurológicas, e ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, celebrado no último dia 21 de setembro.
Millena Câmara, psicóloga da unidade, explica que o Grupo Cuidando de Quem Cuida realiza um trabalho de acolhimento aos familiares que cuidam de pessoas com Alzheimer, e que a intenção do evento é reforçar a conscientização sobre a doença e a saúde mental do cuidador, para que ele possa cuidar melhor, de uma maneira mais saudável, tanto para o paciente quanto para si mesmo.
“Ter um familiar com Alzheimer é algo que mexe com a saúde mental desses cuidadores, que tantas vezes chegam à exaustão do cuidar, pois é um trabalho diário, e muitas vezes esse cuidador se deixa de lado, acaba descuidando de si, no excesso com esse outro que amam tanto. Então, esse é um evento para a gente se conscientizar, ter conhecimento sobre a doença e também não deixar de cuidar de si”, explicou a psicóloga.
Durante a manhã, a programação contou com diversas oficinas tratando de temas voltados à doença e ao autocuidado. Iniciando as ações, a psiquiatra e psicogeriatra Ariadne Cruz explicou o que é o Alzheimer, seus sintomas e tratamento, na palestra “Alzheimer: conhecer para melhor cuidar”. A acessibilidade e adequações que podem contribuir para oferecer mais tempo de autonomia e funcionalidade nas atividades dos pacientes foram discutidas pela arquiteta Márcia Caldas, que apresentou a palestra “Arquitetura como recurso para a prevenção de quedas”. Outro tema abordado no encontro foi “Cuidados Paliativos no Alzheimer”, oferecido por Laís Abreu, médica paliativista, que discutiu um pouco sobre os cuidados que visam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
O advogado Davi Nogueira Sales trouxe aos presentes os aspectos jurídicos envolvidos nos processos da doença com a palestra “Direito das pessoas com Alzheimer e de seus cuidadores”. E, finalizando o dia, a psicóloga Adelaide Alaís Alves conversou sobre “Saúde Mental: o cuidador também precisa de cuidados”, reforçando a importância do cuidado ao cuidador.
Grupo Cuidando de Quem Cuida
O Grupo Cuidando de Quem Cuida foi criado em 2001 por uma enfermeira da unidade que tinha a mãe portadora do Alzheimer. A profissional identificou a necessidade de outros usuários que também tinham familiares com doenças neurológicas e iniciou um projeto de escuta que viria a se tornar o grupo.
Uma dessas pessoas assistidas foi Marta Filgueira Dourado, que procurou o serviço após o diagnóstico do pai e, hoje, 19 anos depois, continua no grupo, estando há sete anos como responsável pela coordenação do serviço. “O grupo apoia a família, porque a família também adoece. Essa família vem com muita dor, dúvida, não aceitando aquele diagnóstico. Além do portador que ficou em casa, vem a família doente. Então, o principal objetivo desse grupo é acolher as famílias de pessoas com Alzheimer e demais doenças neurológicas”, explicou.
O engenheiro Josemar de Azevedo frequenta o grupo há cerca de sete anos. Ele procurou o local após lidar com o diagnóstico da esposa, que há 10 anos convive com o Alzheimer. “Eu entrei no grupo por um pedido de socorro, eu reconheci que precisava de ajuda, e foi no grupo que reconheci as minhas necessidades emocionais, na troca de experiências que nós temos aqui. E é por isso que esse grupo já tem mais de 20 anos de existência e tem atendido a muitos de nós que aqui estamos: os que cuidam, os que já foram cuidados e os que ainda estão aqui”, disse.
Já a professora aposentada Marly Alves de Mendonça Florêncio buscou o grupo pela primeira vez nesta terça-feira e se mostrou entusiasmada com o acolhimento que encontrou no local. “Eu, que tenho um esposo há oito anos fazendo um tratamento, me senti acolhida por todos os profissionais e membros do grupo. Fiquei muito satisfeita e com certeza retornarei na próxima terça-feira”, confidenciou.
O Grupo Cuidando de Quem Cuida funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) Candelária, localizada na Rua Barão de Açu. Os encontros acontecem todas as terças-feiras, a partir das 9h. A demanda é espontânea: basta o munícipe procurar a unidade para participar.