Aos 80 anos, mulher já doou sangue mais de 200 vezes e bate recorde


A canadense Josephine Michaluk começou a doar sangue em 1965, aos 22 anos, e desde então nunca parou. Hoje, apesar da idade avançada, ela ainda doa quatro vezes ao ano

Se muitas pessoas precisam ser motivadas por meio de campanhas para doarem sangue, esse não é o caso de Josephine Michaluk. Aos 80 anos, a canadense já doou cerca de 203 unidades de bolsas de sangue ao longo da vida, sendo a mulher que mais realizou o procedimento no mundo.

Além de ajudar a salvar inúmeras vidas, o feito garantiu a ela um lugar no Livro dos recordes. Para Josephine, receber o reconhecimento foi uma grata surpresa. “Nunca pensei que teria um recorde. Eu não estava doando por esse motivo, é uma prática que sempre fiz e pretendo continuar”, comemora, em entrevista ao Guinness World Records.

Michaluk começou a ser uma doadora ativa aos 22 anos, quando acompanhou sua irmã em uma doação em 1965. Daquele dia em diante ela não parou mais, estabelecendo um recorde mundial feminino para a maior quantidade de sangue total doado. “Decidi que iria me juntar a ela e isso foi o começo”, lembra Josephine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *