Causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), a doença causa dificuldades para respirar pois gera produção de muco, que obstrui as vias aéreas.
A bronquiolite é uma das possíveis consequências de um dos vírus mais ativos nesta época do ano, vírus sincicial respira (VSR). Ele é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas.
Quando acometida por uma bronquiolite, a criança tem uma maior produção de muco nos pulmões e por isso encontra mais dificuldade para a chegada do oxigênio ao sangue.
Karina Pierantozzi Vergani, pneumologista pediátrica pelo instituto da criança do Hospital das Clínicas (HC) da USP, explica que o VSR é responsável por 75% de todos os casos de bronquiolite, principalmente entre os menores de 2 anos. Nessa faixa etária, a mortalidade em decorrência da infecção é maior.
Abaixo, nesta reportagem, veja as principais respostas sobre a doença:
1 – O que é a bronquiolite?
A bronquiolite é uma síndrome respiratória que acomete as vias aéreas.O vírus se multiplica nas células do aparelho respiratório superior (nariz, faringe e laringe).
O infectologista Alexandre Naime Barbosa explica que ela é a infecção com inflamação dos bronquíolos, que são uma ramificação dos brônquios, que por sua vez é uma ramificação da traqueia (a continuação da laringe).
“Você respira o ar, que passa pela boca, pela garganta, vai para a laringe, faringe e depois para os brônquios e bronquíolos. O VSR inflama desde o nariz até os bronquíolos. Quando inflama, junta muita secreção, gerando o famoso chiado no peito”, explica o infectologista Alexandre Naime Barbosa.
Karina, pneumologista pediátrica, explica que o muco se instala nos brônquios e impede a chegada de ar nos alvéolos pulmonares, local onde ocorre as trocas gasosas.
2 – Sintomas
Nos primeiros dias após a infecção pelo vírus VSR é os sintomas mais comuns são febre e coriza.