O câncer de cólon , doença que causou a morte do Rei Pelé, é muito comum no Brasil e pode estar relacionado, como em muitos outros tipos da doença, com os hábitos de vida. Por isso, conhecer os sintomas e adotar hábitos preventivos é uma forma de se prevenir contra o desenvolvimento de tumores.
Em muitos casos, provocado pela má alimentação, além de um somatório de outros fatores, o câncer de cólon manifesta sintomas semelhantes aos de outras doenças, o que pode confundir o paciente durante suas pesquisas. Por essa razão, preparamos este artigo para orientá-lo(a) sobre a hora certa de procurar um especialista.
O que é o câncer de cólon?
?
Um pólipo é uma lesão geralmente benigna que pode crescer na parede interna do intestino grosso. |
Quais os sintomas do câncer de cólon?
Em geral, o câncer de cólon se desenvolve muito lentamente. Na maioria dos casos, ele decorre sem sintomas por muito tempo. A prática médica mostra que os sinais da doença só se manifestam quando o tumor já está com tamanho avançado. Além disso, eles podem variar conforme a localização da lesão, o tipo, a extensão e as complicações.
Apesar disso, podemos destacar algumas das queixas mais frequentes que levam à detecção do câncer de cólon:
- sangue nas fezes;
- alteração do hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre fora do esperado);
- dor ou desconforto abdominal;
- sensação de que o intestino não esvazia completamente;
- fraqueza e anemia;
- perda de peso sem causa aparente;
- alteração na forma das fezes – muito finas e compridas;
- massa abdominal – sintoma tardio e pode indicar a presença de tumor no local.
Como citamos há pouco, de acordo com a localização e o avanço do câncer de cólon, sintomas diferentes podem surgir. É o que mostramos na sequência:
Cólon direito
Esse lado do cólon tem grande calibre, uma parede fina e seu conteúdo é líquido. Assim, geralmente há sangramento oculto nessa região. Em casos avançados, se desencadeia uma obstrução, como evento tardio.
Desse modo, as únicas queixas podem ser fadiga e fraqueza, causadas por anemia intensa. Em alguns casos, os tumores crescem o suficiente para serem palpáveis pela parede abdominal antes do surgimento de outras complicações.
Cólon esquerdo
Quando o tumor se instala deste lado, com lúmen menor, é comum a presença de fezes semissólidas e uma tendência à obstrução intestinal mais precocemente. Há casos em que ocorre obstrução parcial, com cólicas abdominais.
Nestes pacientes, as fezes podem ser finas e/ou apresentar sangramento. Alguns pacientes têm dor localizada e sensível, sintomas de perfuração, geralmente bloqueada.
Outras doenças podem ter os mesmos sintomas?
Muitos dos sintomas que demonstramos acima também podem estar presentes em outras patologias relacionadas ao sistema digestivo. Para exemplificar, podemos citar:
- hemorroidas;
- verminose;
- úlcera gástrica;
- colite ulcerativa;
- doença de Crohn;
- síndrome do intestino irritável.
Por essa razão, apenas a avaliação médica individualizada e apoiada por exames específicos, conseguirá confirmar se os sintomas estão ou não relacionados ao câncer de cólon.
O que fazer ao perceber algum dos sintomas?
Diante de um ou mais sinais que podem ser indicativos de um tumor intestinal, a conduta esperada é procurar o seu médico — ou o atendimento em um serviço de saúde — imediatamente. Na consulta, o especialista resgata fatores genéticos, histórico clínico e estilo de vida. Assim, ele/ela poderá identificar possíveis fatores de risco e combinar com as queixas.
Havendo suspeita da presença de tumor, serão solicitados exames capazes de diagnosticar o câncer em cada um de seus estágios. Mas essa é uma tarefa que compete ao especialista e sua equipe.
Por essa razão, se você ou alguém da família tiver algum sintoma de câncer de cólon, não hesite em procurar por um especialista e agendar uma avaliação individualizada. Se tiver dúvidas sobre este assunto, pode contar com a SBCO. Estamos sempre por perto!
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica
Quando devo realizar uma colonoscopia?