Cartilha discute cuidados à saúde da população LGBTQIA+ em Natal


foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realiza o lançamento da atualização da Cartilha Saúde LGBTQIA+, em ação alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho. O material possui conteúdo informativo com conceitos básicos relacionados ao tema e será distribuído nas Unidades Básicas de Saúde com a intenção de qualificar os profissionais quanto ao cuidado oferecido à população LGBTQIAPN+ nos serviços de saúde do município.

O lançamento segue a capacitação “Políticas Públicas em Saúde voltada para a População LGBTQIAPN+ na Rede de Atenção Básica”, realizada no início do ano desenvolvida pela SMS Natal, por meio do Núcleo de Equidade, pertencente ao Setor de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Básica (DAB), para profissionais da saúde da Atenção Básica, visando discutir o acesso à saúde, assim como a não discriminação da população LGBTQIAPN+. “Realizamos a capacitação, mas agora estamos fornecendo um material impresso que serve como extensão da capacitação, e será enviado para direcionar essa unidade é esse profissional para auxiliar no acolhimento diário realizado nos serviços”, explica Flávio Flausino, Coordenador do Núcleo de Equidade da SMS Natal.

O lançamento aconteceu no Ambulatório Transexual e Travesti (Ambulatório TT), serviço do município voltado para o cuidado à população trans e travesti, que atualmente atende mais de 500 pessoas cadastradas. Cléa Patrícia, coordenadora do ambulatório e uma das idealizadoras da cartilha, reforça a importância da cartilha para um atendimento mais igualitário nos serviços. “Nós temos uma população LGBTQIAPN+ vulnerável, precisando de um olhar diferenciado, acolhedor no que diz respeito à questão de saúde pública, que é para todos, então essas pessoas devem chegar nas unidades e terem um atendimento de qualidade, um atendimento humanitário como os demais apenas”.

A primeira edição da cartilha foi lançada em 2021, sendo idealizada como um projeto de intervenção pelo então aluno de enfermagem e estagiário na Unidade de Saúde do Bairro Nordeste, Sérgio Bulhões Neto, após perceber a dificuldade dos profissionais do serviço em relação a nomenclaturas e atendimentos, e agora o material é relançado com algumas atualizações. “Cléa entrou em contato comigo falando que era muito importante atualizar o material para fazer uma reimpressão da cartilha, então agora nesta segunda edição inserimos atualizações de informações e dados para melhor assistência e compreensão da população”, comenta Sérgio.

Participaram do lançamento representantes dos cinco Distritos Sanitários da cidade, além de representantes da Secretaria de Saúde de Natal, do Ambulatório TT, do Conselho Municipal dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e usuários do Ambulatório Transexual e Travesti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *