Health Summit Nordeste vai abordar o empreendedorismo, os desafios do setor e o acesso à saúde

Um evento inédito, e que chega com um grande desafio, falar de empreendedorismo, negócios no seguimento da saúde, e do acesso da população aos serviços. Com uma rede pública, sobrecarregada, e os custos dos serviços privados, boa parte da população do país fica sem atendimento adequado. Segundo levantamento do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS, 2022), cerca de 34% da população brasileira — o equivalente a 72,6 milhões de pessoas — não têm acesso à atenção básica pela Estratégia Saúde da Família, sendo que 33,3 milhões também não contam com plano de saúde privado.
É neste cenário, e na busca do equilíbrio e do protagonismo do setor privado em saúde, que será realizado o Health Summit Nordeste, no próximo dia 25 de outubro no Teatro Riachuelo. O evento é uma parceria da CDL Natal com o Sebrae RN, e vai apresentar soluções mais eficientes, inovadoras e sustentáveis, capazes de aproximar a saúde de quem mais precisa.
A programação traz debates estratégicos, cases de sucesso e apresentações de ferramentas e tecnologias que estão transformando a forma como a saúde é pensada e praticada no país. O objetivo é fortalecer o ecossistema empreendedor em saúde no Nordeste, promovendo networking qualificado, troca de experiências e acesso a soluções reais para os principais desafios do setor. “O Health Summit Nordeste é um marco para quem empreende ou deseja empreender em saúde. A proposta é ampliar a visão de negócios para um setor que cresce, mas ainda enfrenta grandes desafios de gestão, inovação e sustentabilidade”, destaca Maria Luísa Fontes, vice-presidente da CDL Natal.
O acesso ao evento pode ser adquirido no site da CDL Natal no valor de R$ 250, e meia social a R$ 150, mais 01 pacote de fralda geriátrica.
O Sebrae RN e a CDL Natal estão juntos mais uma vez na realização de um grande evento. O Summit vem exatamente para preencher uma lacuna em iniciativas de empreendedorismo na área da saúde, reforçando a missão das instituições de fomentar e apoiar os empreendedores. “O setor da saúde no RN é formado, em sua maioria, por pequenos empreendedores — sejam clínicas, consultórios, laboratórios ou startups. Nosso papel é oferecer conhecimento e ferramentas para que esses negócios cresçam de forma sustentável e inovadora. Estar junto da CDL Natal neste projeto é contribuir para que os empreendedores da saúde enxerguem novas possibilidades e fortaleçam sua atuação no mercado”, disse Marcelo Toscano, diretor de Operações do Sebrae-RN.
Entre os speakers confirmados para o Health Summit Nordeste 2025, destacam-se nomes de grande relevância no setor. Ricardo Salomão, médico e cofundador da Green Rock, gestora especializada em investimentos em saúde e healthtechs. Natália Cuminale, jornalista especializada em saúde e fundadora da plataforma Futuro da Saúde, referência nacional na análise de tendências, inovação e acesso no setor.