Cientistas apontam estratégia mental para melhorar desempenho físico


Pesquisa de médicos do esporte noruegueses mostrou que é possível enganar o cérebro para ter mais vontade de treinar

Médicos do esporte da Universidade de Agder, na Noruega, publicaram um estudo que comprova a importância do cérebro no rendimento físico. Segundo eles, é possível obter melhores resultados na academia com um truque simples.
De acordo com a pesquisa publicada na Scientific Reports, quando a pessoa acredita que o treinamento foi executado exclusivamente para ela, os resultados obtidos são os melhores.

“Se você acredita que o programa de treinamento que está seguindo foi pensado para você, isso por si só terá um efeito nos resultados de desempenho físico, independentemente do conteúdo do programa. É exatamente o mesmo que o efeito placebo que conhecemos da medicina”, afirmou o médico que liderou a pesquisa, Kolbjørn Andreas Lindberg, em comunicado da universidade.

Empurrão do cérebro

O estudo conduzido por Lindberg foi feito com 31 homens e 9 mulheres de aproximadamente 20 anos. Um parte dos voluntários foi informada de que faria um treino especialmente planejado para eles, com base em exames prévios. Os do segundo grupo receberam um comunicado explicando que fariam o mesmo treino de todos os demais.

Na realidade, todos tinham a mesma série de treinamentos planejada para um programa de dez semanas. A prática envolvia fazer séries de saltos, corridas de explosão, leg-press e uma série de agachamentos.
Os que acharam que estavam fazendo um treinamento exclusivo tiveram melhor ganho de desempenho depois do período estipulado, conseguindo fazer, em média, uma repetição a mais de máximo esforço do que o outro grupo.
METRÓPOLES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *