Semelhante ao teste feito em condutores, o equipamento consegue detectar a presença do vírus da Covid-19 em até 60 segundos
As autoridades de Cingapura aprovaram provisoriamente um teste do bafômetro que pode detectar o novo coronavírus. O teste revela o resultado positivo ou negativo para a presença do SARS-Cov-2 em menos de um minuto, de acordo com a startup local que desenvolveu o produto.
A Breathonix, uma empresa subsidiária da Universidade Nacional de Cingapura (NUS), disse que agora está trabalhando com o Ministério da Saúde para realizar um teste de implantação da tecnologia em um dos pontos de fronteira da cidade-estado com a Malásia.
A análise por meio da respiração será realizada juntamente com o teste rápido obrigatório do antígeno Covid-19 atual.
Os testes seriam vendidos entre S$ 5 a S$ 20 (US$ 3,76 – US$ 15,03) cada, dependendo do número adquirido, disse um representante da empresa.
O teste do bafômetro contra a Covid-19 atingiu mais de 90% de precisão em um teste clínico piloto em Cingapura, disse a empresa no ano passado.
O site da Health Sciences Authority confirmou a aprovação, que, segundo a empresa, foi o primeiro sistema desse tipo a obter autorização provisória em Cingapura.
Como funciona o teste
Semelhante ao teste de bafômetro tradicional, realizado em condutores, o sistema usa bocais descartáveis e é projetado para garantir que não haja contaminação cruzada.
Depois de soprar no dispositivo, a tecnologia avalia os compostos químicos do hálito para determinar se uma pessoa está infectada ou não pelo novo coronavírus. Qualquer indivíduo avaliado como positivo precisará passar por um teste RT-PCR para confirmação, disse a empresa.
A Breathonix disse que está em discussão com várias organizações locais e internacionais para usar o sistema, citando um forte interesse comercial. Outros países, incluindo Indonésia e Holanda, lançaram testes de respiração semelhantes.
Depois de registrar quase zero ou uma contagem diária de coronavírus de um dígito localmente durante meses, Cingapura viu o número de infecções crescer recentemente e incluir variantes mais contagiosas como a encontrada na Índia.
Cingapura, que relatou 24 casos de Covid-19 transmitidos localmente nesta segunda-feira (24), impôs por um mês as mais duras restrições a reuniões sociais desde que saiu de um bloqueio no ano passado em uma tentativa de conter o surto.
CNN BRASIL