Circuito músculo-órgãos: Importância da atividade física para a saúde como um todo


Já é bem reconhecido que a atividade física tem efeito positivo na manutenção e perda do peso corporal, mas ela pode ser prescrita e funciona como um remédio para uma grande quantidade de doenças: Diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, demência, entre outras.

Em resposta ao exercício, o músculo produz substâncias conhecidas como MIOCINAS.

No que se refere à função metabólica, a atividade física melhora a absorção da glicose, ou seja, reduz o açúcar do sangue e provoca a oxidação ou combustão da gordura. Atividade física reduz a adiposidade visceral e tem capacidade de transformar a gordura branca ou do mal (porque armazena gordura), na gordura marrom ou do bem, que promove queima de energia e libera calor. O mais interessante é que, mesmo quando não ocorre perda de peso, a atividade física promove saúde. A gordura abdominal está associada ao diabetes tipo 2, demência, doença cardiovascular, câncer de cólon e de mama.

No cérebro, o exercício tem efeito positivo com relação à função cognitiva e saúde cerebral, reduzindo nível de demência, stress, ansiedade e depressão. Em crianças, o exercício melhora o aprendizado, tem efeito benéfico no apetite (reduz o apetite em crianças com excesso de peso), melhora a qualidade do sono e humor. Em crianças obesas foram observados distúrbios estruturais e funcionais no cérebro associados ao IMC, quanto maior IMC, maior prejuízo na função cerebral. 

Alguns componentes da dieta são capazes de provocar resposta inflamatória em algumas células do cérebro que perdem a capacidade de responder a satisfação pós refeição. A atividade física foi capaz de promover a NEUROGÊNESE (recuperação do tecido cerebral) com melhora da saciedade pós alimentação.  

No osso, atividade física promove ganho de massa óssea. Muito importante na infância e adolescência, pois o pico de massa óssea é atingido até 21 anos de idade. No intestino e no pâncreas, o exercício melhora a ação insulínica. Na pele, o exercício retarda o envelhecimento. Nos vasos, promove revascularização, ação direta no leito vascular.

Tem alguma dúvida que o exercício é um santo remédio?  Comece hoje mesmo sua atividade física e obtenha saúde para a vida toda.   

Dra. Taisa Macedo, endocrinologista pediatra Crm 4518, RQE 555. Instagram: @taisamacedonatal (foto: arquivo pessoal)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *