A febre consiste no aumento da temperatura corporal como forma de defesa do organismo. Porém, nem sempre a presença do sintoma indica uma situação de urgência médica e, eventualmente, pode ser tratado em casa – como no caso de pacientes com febre baixa, estado geral preservado e outros sintomas leves associados.
Para isso, é necessário saber como acompanhar o quadro. Aferir a temperatura periodicamente e fazer repouso são apenas algumas das indicações do que fazer nesses casos. Gustavo Eder Sales, médico intensivista do Hospital Albert Sabin de São Paulo, traz mais informações essenciais para tratar a febre em casa:
Como controlar a febre em casa
De acordo com o especialista, o ideal é que a temperatura da pessoa enferma seja medida, pelo menos, de 3 a 4 vezes ao dia. Isso permitirá acompanhar a evolução da febre no indivíduo, bem como detectar precocemente picos de febre alta. Também é importante registrar o horário da mediação e a temperatura aferida. ?Com a análise da curva térmica, o médico poderá diagnosticar o problema de forma mais rápida e segura e, assim, orientar o melhor tratamento?, ressalta Gustavo.
Além disso, é importante saber que nem todos os quadros febris exigem uso de medicamentos para controle. Nesses casos, algumas dicas simples podem ajudar a baixar ou controlar a temperatura corporal, como:
- Fazer compressas frias no tronco e nos membros
- Alimentar-se adequadamente, fazendo uma dieta leve e com alimentos de fácil digestão
- Permanecer em repouso e evitar atividades físicas extenuantes
- Manter-se bem hidratado
- Usar roupas confortáveis, de preferência com tecidos de algodão
Tomar banho ajuda a controlar a febre?
Em geral, um banho morno pode, sim, ajudar o paciente a recuperar sua temperatura normal e trazer relaxamento, reduzindo o desconforto causado pela febre. Por outro lado, banhos gelados não são recomendados, porque podem provocar a elevação da frequência cardíaca, que já costuma estar aumentada por causa da febre, podendo, dessa forma, agravar o quadro.
Importante saber que o uso de antitérmicos deve ser feito apenas com orientação médica e quando a febre estiver alta (a partir de 39,5°). Além disso, é muito importante estar atento ao aparecimento de outros sintomas e saber quando buscar auxílio profissional.
Quando procurar um médico
Segundo Gustavo Sales, deve-se sempre buscar assistência médica quando a febre persiste por mais de 48 horas, quando a temperatura corporal estiver acima de 39 graus ou ainda na presença de outros sintomas mais graves, tais como:
- Sonolência excessiva
- Confusão mental
- Fortes dores de cabeça
- Falta de ar ou dor no peito
- Vômitos
- Diarreia
- Dor abdominal ou ao urinar
- Palidez
- Manchas na pele
- Quaisquer outros sintomas inexplicáveis
fonte: Minha Vida