Outubro Rosa – Instituto de Radiologia e Centro de Patologia
Qual é a verdadeira utilidade dos exames laboratoriais?
Existem alguns marcadores tumorais bioquímicos, chamados de CA 15-3 e CA 27.29, que podem ser pesquisados por meio de uma simples coleta de sangue. Contudo, esses marcadores não são indicados na fase de rastreamento, mas em pacientes que já apresentam câncer de mama, com a finalidade de monitorar o tratamento, acompanhar a progressão da doença e detectar recidiva.
Testes genéticos:
De 5% a 10% dos casos de câncer de mama são hereditários e é possível identificar as chances de você desenvolver esse tipo de câncer com o painel de câncer de mama e ovário hereditários. Esse teste genético avalia 25 genes relacionados ao desenvolvimento desses tumores e ajuda na adoção de medidas para a prevenção.
Com pedido médico, primeiro é feita uma coleta de sangue ou saliva. Essa amostra passa por múltiplas técnicas de sequenciamento e uma avaliação de mutação nos genes, entre eles o BRCA1 e BRCA2. O exame passa por uma interpretação de especialistas e o resultado é compartilhado com você e o seu médico para seguirem com as medidas preventivas.
Agora que você conhece toda a jornada, basta dar o primeiro passo e cuidar do seu bem mais valioso: a sua saúde.