Perda é considerada pequena e é suprida por reserva técnica, de acordo com Secretaria Estadual de Saúde.
Quase um mês após o início da vacinação contra Covid-19 no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) registra a perda de 10 doses da vacina CoronaVac e investiga o caso de 61 doses que passaram por uma “oscilação” de temperatura. Essas últimas não são consideradas perdidas enquanto a análise não for concluída.
Os números foram solicitados pelo G1 nesta quinta-feira (18). A quantidade de perdas é considerada pequena pelas autoridades estaduais e as doses serão repostas por uma reserva técnica do governo do estado – que armazenou cerca de 5% dos imunizantes recebidos
As 10 doses foram perdidas ainda na primeira remessa de vacinas enviadas pelo governo aos municípios, durante o transporte, com a quebra de um frasco.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Maia, cada frasco conta com 10 doses. Após o recipiente ser aberto, todas as doses devem ser aplicadas em até 6 horas.
Outro caso está sob investigação: é o de 61 doses do município de Grossos que passaram por uma oscilação de temperatura, após o refrigerador do município desligar durante uma queda de energia. O caso aconteceu em um fim de semana.
“Constataram que essas doses passaram mais de cinco horas em uma temperatura de cerca de 26 graus, uma temperatura inadequada”, considerou Kelly Maia. O município havia recebido apenas 70 doses para vacinação de idosos e precisou suspender a imunização durante a investigação.
“Se for constatada perda, vamos enviar doses que estão na reserva técnica. Se não, as doses serão devolvidas ao município. Não podemos considerar essas doses ainda como inviáveis pra uso. Temos que aguardar retorno da análise”, apontou.
A Secretaria de Saúde não considera perdas as doses que foram aplicadas de forma errada – inclusive no caso de uma mulher que mora em Natal e tomou uma dose da vacina de Oxford e outra da CoronaVac. Sobre o assunto, a Sesap afirmou que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação de uma terceira dose.
Vacinação
O Rio Grande do Norte recebeu, até agora, cerca de 175,3 mil doses das vacinas da CoronaVac e de Oxford enviadas pelo Ministério da Saúde. Foram pouco mais de 143.800 de CoronaVac e 31.500 de Oxford. O governo do estado espera receber um novo lote na próxima semana.
O sistema RN + Vacina, usado pelo estado, registrava 77.851 pessoas vacinadas até a manhã desta quinta-feira (18).
O primeiro lote com vacinas chegou ao estado no dia 19 de janeiro: 82.440 doses da vacina CoronaVac. Como a vacinação ocorre em um intervalo de 28 dias, metade do estoque foi usado para primeira aplicação e a outra metade para o reforço.
Em 24 de janeiro, o estado recebeu mais 31.500 doses da vacina de Oxford. O reforço da vacina pode ser tomado até três meses após a primeira aplicação. Por isso, todas as doses deveriam ser usadas ainda para primeira aplicação.
Um dia depois, o estado recebeu mais mais uma remessa da CoronaVac – 14.600 doses. E no dia 7 de fevereiro, chegou a quarta remessa, com 46.800 doses.
G1 RN