Covid 19: Diretor do Butantan diz que início da vacinação no Brasil pode começar em janeiro


Instituto do governo de São Paulo fez acordo com a farmacêutica chinesa se novak para testar e produzir a vacina.

O diretor do Instituto Butantan, tadeus Tadeu Covas, afirma que é factível o estado de São Paulo iniciar a vacinação contra o coronavírus em janeiro de 2021.

O Butantan instituição pública ligado ao governo paulista fez acordo com a farmacêutica chinesa assim novak para testar e produzir em larga escala vacina os ensaios clínicos acontece em seis estados e vão envolver 9000 voluntários, em 12 centros de pesquisa.

“Tem muita gente dizendo que é otimismo demais. Isso pode ser relacionado a outras vacinas, não a chinesa “ diz o médico professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Nesta terça, dia 11, a Rússia provou sua vacina e disse que pretende usar em grande escala até outubro. O governo do estado de São Paulo afirmou que não deve participar da pesquisa ou da produção com os russos. “O Instituto Butantan já está totalmente empenhado na pesquisa da CoronaVac, da farmacêutica Sinovac Biotech“, diz a nota.

A entrevista de Covas a Folha foi feita antes do anúncio russo. O diretor do Butantã acredita que o estudo chinês é atualmente o mais avançado do mundo. “É a vacina que pode chegar mais rapidamente ao mercado” , afirmou.

A vacina depende de resultados positivos de eficácia e segurança para obter o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  Na China, ela já está sendo produzida e aguarda autorização de uso emergencial.

fonte: Folha de São Paulo

Clique aqui para ler a matéria completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *