Covid-19 é 3 vezes mais fatal que gripe sazonal, indica estudo


Pesquisa publicada no “The Lancet” considerou os dados de 130 mil franceses e confirma que a infecção por Sars-CoV-2 é mais severa que a gripe comum

Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (17) no The Lancet confirma que a Covid-19 gera sintomas mais severos do que a gripe sazonal, inclusive em pacientes que são internados pelas infecções virais. A constatação foi do Instituto Nacional de Pesquisa Médica e de Saúde, na França, e de outras quatro universidades do país.

A pesquisa se baseou nas informações de um banco de dados que contém detalhes de todos os pacientes internados em hospitais públicos ou privados na França, incluindo informações sobre o motivo e os cuidados que receberam na internação. Os cientistas compararam os casos de pacientes internados por Covid-19 entre 1º de março e 30 de abril de 2020 com os de pessoas hospitalizadas por a gripe sazonal entre 1º de dezembro de 2018 e 28 de fevereiro de 2019. No total, 130 mil pessoas foram avaliadas.

Um dos principais achados é que a taxa de óbitos por Covid-19 foi três vezes maior em relação à de gripe: 16,9% contra 5,8%, respectivamente. Além disso, os pacientes infectados pelo Sars-CoV-2 necessitaram de mais cuidados intensivos quando hospitalizados. Segundo os especialistas, 9,7% dos pacientes com o novo coronavírus necessitaram de ventilação mecânica invasiva durante o tratamento hospitalar, enquanto o mesmo ocorreu com apenas 4% das pessoas com gripe. Além disso, o tempo médio de permanência na UTI para quem tinha Covid-19 (15 dias) foi quase duas vezes maior em comparação com o outro grupo (oito dias).

Revista Galileu

clique aqui para saber mais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *