Cremação sem mistério


Saiba por que o procedimento é cada vez mais aceito no Brasil

A escolha pela cremação vem crescendo no mundo inteiro. No Brasil, o número de crematórios aumentou 1000% nos últimos vinte anos e, em apenas doze meses, entre 2017 e 2018, houve 35% mais cremações no país. Já no Rio Grande do Norte, o Morada da Paz,  único crematório do estado inaugurado em 2013, o aumento no número de cremações chega a aproximadamente 23%, no período do primeiro semestre 2019 em relação ao primeiro semestre de 2014.

A cremação é um dos processos mais antigos praticados pelo homem. Em algumas sociedades, este costume fazia parte do cotidiano da população por se tratar de uma medida prática e higiênica. Por volta de 1.000 a.C., os gregos já utilizavam a cremação e os romanos adotaram a prática por volta do ano 750 a.C. 

Atualmente, uma das motivações para a escolha está no fato de que a cremação não gera impactos para o meio ambiente. As cinzas geradas não apresentam nenhum tipo de contaminação e são compostas, basicamente, de cálcio e potássio. Também, por não envolver o processo de decomposição, evita a geração de qualquer tipo de resíduo, sólido ou líquido, que possa contaminar o meio ambiente.

Outro ponto interessante é que as cinzas ainda podem se transformar em árvores. Para que isso ocorra, basta que elas sejam depositadas em urnas especiais e biodegradáveis. Essas urnas recebem a muda, terra e adubo e apenas alguns dias são necessários para que a semente germine. 

Além da cremação ser um processo ecológico, ela vem se tornando cada vez mais econômica e prática. Uma cremação hoje, no Morada da Paz, custa a partir de R$ 4.990,00, dependendo da forma de pagamento, modalidade do contrato e diferenciais na cerimônia. Também é possível adquirir o serviço de forma antecipada através do plano de assistência funeral do Morada Prever Total, com parcelas mensais de R$ 105,00 e carência máxima de sete meses.

Mesmo sendo um costume milenar, atualmente a cremação é considerada um serviço funeral moderno. No Morada da Paz, a cerimônia de cremação exclusiva conta com um ambiente cuidadosamente planejado e decorado, iluminação intimista, projeção mapeada de vídeo e chuva de pétalas de rosas; tudo pensando para melhor acolher as famílias e proporcioná-las um momento de despedida único.

Para a psicóloga do luto, Beatriz Mendes, os recursos utilizados na cerimônia de cremação desenvolvida pelo Morada da Paz podem contribuir na vivência do luto para os familiares. “É muito importante, diante de uma perda significativa, o momento da despedida. Ainda que não seja uma tarefa fácil, é a chance de prestarmos as últimas homenagens, saudar a memória de quem partiu, mantendo suas lembranças vivas”, explica.

Além disso, “quando os ritos são bem vividos, feitos de modo confortável, acolhedor e que faça sentido para os familiares, podem contribuir na adaptação da vida após a perda. São momentos que facilitam a expressão do luto e possibilitam o amparo, pois os enlutados têm a oportunidade de estarem cercados por suas redes sociais de apoio, como amigos e familiares. Isso permite alívio para o sofrimento”, destaca a psicóloga.


Apresente-se como leitor da Revista Viver Bem e tenha condições especiais na aquisição do serviço de cremação.

Cemitério e Crematório Morada da Paz Emaús
Rua Aurino Vila, 882 – Emaús, Parnamirim/RN
(84) 4002-2535 (24h)
(84) 9 8856-1536
@Moradadapaz
www.moradadapaz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *