Cresce o número de pessoas com risco de cegueira


Mais de 18 milhões de adultos com 40 anos ou mais nos Estados Unidos estão vivendo com degeneração macular relacionada à idade em estágio inicial – mais do que as estimativas anteriores, diz um novo estudo da Universidade de Chicago, nos EUA. Além disso, o estudo mostrou que outros 1,5 milhão de norte-americanos estão nos estágios finais da doença.

A degeneração macular é uma das principais causas de perda de visão e cegueira. Ela ocorre quando ocorre uma lesão progressiva na mácula, área central e vital da retina, resultando na perda gradual da visão central.

Os pesquisadores usaram várias fontes de dados, incluindo estudos de base populacional nacionalmente representativos e locais, bem como dados relevantes do Sistema de Vigilância da Visão e Saúde Ocular do U.S. Centers for Disease Control and Prevention.

Os resultados apontaram que 1,49 milhão de pessoas com 40 anos ou mais vivem com degeneração macular relacionada à idade em estágia avançado, enquanto 18,34 milhões na mesma faixa etária estavam nos estágios iniciais, uma prevalência de 11,64%. A taxa de prevalência foi mais alta entre homens do que mulheres, e variaram, também, conforme localidade.

De acordo com o U.S. Centers for Disease Control and Prevention, uma combinação de vitaminas C, E, betacaroteno, zinco e cobre, bem como o consumo de vegetais verdes e folhosos podem ajudar a reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Fonte: JAMA Ophthalmology. DOI: 10.1001/jamaophthalmol.2022.4401.

PORTAL TERRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *