Dia D de vacinação aplica mais de 69 mil doses


Os dados são parciais e os municípios seguem vacinando. O Movimento foi pactuado com mais de 95 municípios em todo o Rio Grande do  Norte

Neste sábado (20), durante todo o dia D de vacinação foram aplicadas mais de 69 mil doses  para garantir a proteção contra influenza, covid-19 e febre amarela. A divulgação dos dados é parcial e foram computados até às 17h através da plataforma Rnmaisvacina. Os municípios seguem vacinando e a possibilidade é de alcançar mais de 80 mil doses aplicadas.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é feita em parceria com os municípios. Foram distribuídas mais de 200 mil doses para todas as regionais de saúde.

Para Influenza foram destinadas 160 mil doses, outras 20 mil doses do imunizante bivalente da covid-19 e a mesma quantidade de vacina contra a febre amarela.

Atraves do Relatório Sintético do total de doses aplicadas no dia “D” digitadas em 20/05 até às 17h, o Rnmaisvacina mostra que 69.166 garantiram a vacinação.

No ranking por total de doses aplicadas, São Gonçalo do Amarante está em primeiro lugar com 5.814 doses, em segundo o município de Mossoró com 5.270 doses e em terceiro Parnamirim com 4.187 doses aplicadas.

Contra a influenza foram aplicadas até às 17h, 48.163 doses. No ranking por total de doses aplicadas  na campanha Influenza 2023 do dia D o município de São Gonçalo do Amarante  ficou em primeiro lugar aplicando 3.241 doses. Em segundo, Mossoró com 3.136 e terceiro Parnamirim, com 2.958 doses.

O Dia D é mais uma iniciativa de reforço das campanhas de vacinação no RN, que, assim como todo o Brasil, ainda sofrem com a baixa cobertura. A ampliação é necessária neste momento, em que o sistema de saúde enfrenta uma forte pressão especialmente de casos de síndromes gripais. “Tivemos uma expressiva vacinação. E é fruto da União de todos em prol de um bem maior. Somente a vacinação é capaz de prevenir doenças e seus agravos”, ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

A vacinação contra influenza representa uma importante ferramenta de prevenção, pois consiste em uma infecção de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, sobretudo durante o outono e o inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *