Dia D de Vacinação da Indústria mobiliza trabalhadores e comunidade com nova sala de vacinas em Natal


Parceria entre Sistema FIERN, Ministério da Saúde, Governo do RN e Prefeitura de Natal fortalece a imunização e amplia acesso à população na SESI Clínica Natal

O Dia D de Vacinação da Indústria mobilizou, nesta sexta-feira, trabalhadores de todo o Brasil em uma grande ação nacional coordenada pelo SESI, que integra o Sistema FIERN, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. No Rio Grande do Norte, a data foi marcada pela inauguração da nova sala de vacinação na SESI Clínica Natal, que passa a funcionar como ponto fixo, oferecendo imunização não só aos trabalhadores da indústria, mas também à comunidade.

De acordo com Rayane Araújo, coordenadora de Saúde e Segurança do SESI RN, a mobilização é um esforço nacional essencial. “Hoje, o Brasil inteiro está envolvido com o SESI Nacional e o Ministério da Saúde, vacinando trabalhadores da indústria”, afirmou. Ela reforçou ainda o convite para que todos compareçam e garantam sua proteção.

A vacinação ocorre das 9h às 15h, também na SESI Clínica Mossoró e em indústrias parceiras, com unidades móveis que levam a proteção diretamente aos ambientes de trabalho. Estão sendo aplicadas vacinas contra Hepatite B, Difteria e Tétano (DT), Febre Amarela e Tríplice Viral, compondo um esforço conjunto para ampliar a cobertura vacinal.

A superintendente do SESI RN, Danielle Mafra, destacou a importância do momento, ressaltando o apoio decisivo do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, à saúde do trabalhador. “Queremos celebrar esse momento e agradecer o incentivo que nosso presidente tem dado à saúde do trabalhador. A inauguração dessa sala representa um grande passo para ampliar o acesso à vacinação”, enfatizou.

Para Roberto Serquiz, o Dia D representa “um ato de união super importante”, reforçando a ideia de que “quem agrega, quem soma, dificilmente erra”. O presidente também ressaltou o empenho da FIERN em levar a vacinação para além das clínicas. “Estamos levando a vacinação não apenas para a nossa sala, mas também para o chão de fábrica”, disse. Ele ainda reforçou a importância da imunização como um gesto coletivo: “A vacinação é uma prevenção, um bem individual e coletivo”.

Presente à inauguração, o secretário municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, afirmou que a nova sala amplia as oportunidades para que a população regularize sua carteira vacinal. “Quando liberamos a vacina para a população geral, só nos pontos extras aplicamos quase 1.500 doses em um único dia”, lembrou. Para ele, a iniciativa exemplifica um modelo de saúde baseado na cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, fortalecendo o SUS e ampliando parcerias público-privadas.

A secretária adjunta de Saúde do RN, Leiliane Queiroz, ressaltou a importância da articulação entre os diversos entes públicos e privados. “Temos uma só fala, uma só vontade: levar a vacina a todos — trabalhadores, idosos, crianças”, destacou. Para ela, a vacinação é um gesto de responsabilidade que ultrapassa o cuidado individual, beneficiando toda a sociedade ao reduzir internações e salvar vidas.

Na mesma linha, o superintendente estadual do Ministério da Saúde, Jalmir Simões da Costa, celebrou a integração entre as instituições e o sucesso da ação conjunta. “Estamos todos unidos para garantir que a vacina chegue ao braço da população”, afirmou. Ele também destacou, com bom humor, a presença do icônico Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de imunização, que contribui para atrair a atenção da sociedade e reforçar a importância da vacinação.

Com a nova sala inaugurada, a SESI Clínica Natal passa agora a ser um ponto fixo de vacinação, resultado da parceria com a Prefeitura de Natal. O espaço estará aberto permanentemente à comunidade, promovendo saúde, prevenindo doenças e ampliando ainda mais a rede de proteção à população potiguar.

A ação reafirma a força da colaboração entre o setor público e privado, consolidando um movimento que busca levar a vacinação a todos os cantos, inclusive ao ambiente das indústrias, e reforçando a mensagem de que imunização é sinônimo de cuidado, prevenção e cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *