Dia Mundial da Ioga: dez benefícios da prática e dicas para iniciantes


A ioga é uma prática milenar, que tem sua origem na Índia e ganhou o mundo por promover bem-estar em todos os aspectos, segundo seus praticantes: mental, físico, emocional e espiritual, através de posturas corporais sincronizadas com técnicas de respiração e meditação.

No Dia Mundial da Ioga, comemorado hoje, vale reforçar que são inúmeros os benefícios oferecidos por essa forma de autocuidado, como explica a clínica geral Rita N. de Vita: “No âmbito corporal, podemos observar, entre outras coisas, a melhora da postura, da flexibilidade, o aumento do tônus muscular, o alívio de dores e um melhor controle da respiração”, a médica afirma.

“Em relação aos aspectos mentais, a prática regular traz uma redução significativa do estresse e da ansiedade, aumenta a concentração e a sensação de bem-estar, melhora a qualidade do sono e contribui para o equilíbrio emocional.”

Existem algumas linhas de ioga para seguir, com diferenças significativas entre elas. A Power Yoga, por exemplo, é a soma de três tipos: Ashtanga, Hatha e Iyengar, e tem como proposta desenvolver força e resistência muscular, assim como mobilidade e coordenação.

“A diferença entre a Power e as demais é a intensidade (média ou alta) e o dinamismo”, explica Adriano Manduco, professor dessa modalidade.

Outro exemplo é o Método DeRose, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida em todos os âmbitos, de acordo com Heduan Pinheiro, representante dessa prática: “É uma proposta de reeducação comportamental visando desenvolvimento de aptidões que contribuem positivamente para a rotina de pessoas ativas”, ele diz.

UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *