Doença de Crohn: veja famosos, além de Evaristo Costa, que convivem com a condição gastrointestinal


Ela afeta principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon)

Evaristo Costa, Tyler James Williams e Pete Davidson — Foto: Reprodução/Redes sociais

O jornalista Evaristo Costa compartilhou recentemente que chegou a perder 22 quilos após uma crise da doença de Crohn, com a qual ele foi diagnosticado. Além dele, o ator Tyler James Williams (mais conhecido por seu papel de Chris na série “Todo Mundo Odeia o Chris”) e o humorista Pete Davidson também convivem com a síndrome gastrointestinal crônica.

Williams revelou em 2023 que chegou a pesar 47 quilos e precisou retirar 15 centímetros do intestino em razão da enfermidade. Segundo o ator, ele começou a sentir os primeiros sintomas em 2017, quando teve muita dor de estômago e não conseguia engolir nada que ingeria.

Davidson, que é ex de Ariana Grande e Kim Kardashian, foi diagnosticado com doença de Crohn aos 17 anos, mas atualmente, segundo ele, está em processo de remissão.

O que é a doença de Crohn?

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória grave que acomete o trato gastrointestinal, afetando principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), entretanto, pode acometer outras partes do corpo desde a boca até o ânus. Não se sabe qual é a causa exata da doença, mas cientistas acreditam que possivelmente seja provocada por uma desregulação do sistema imunológico, ou seja, o sistema de defesa do paciente.

Estudos têm sido realizados para identificar se a doença é hereditária. É reconhecido que existe uma tendência da apresentação mais frequente em membros de uma mesma família em que já se registram casos dessa doença.

Sintomas

A doença de Crohn habitualmente começa com diarreia e cólica abdominal que pode ser acompanhada de febre. Em alguns casos pode ter também sangramento retal. Perda de peso e perda de apetite são alguns dos sintomas encontrados na condição. Normalmente a diarreia e a dor abdominal costumam surgir depois das refeições e elas podem se desenvolver lentamente ou começar de maneira súbita, podendo haver também dores articulares e lesões na pele.

Outros sintomas precoces da doença de Crohn são lesões da região anal, incluindo hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos. Há também uma classificação que os médicos costumam fazer, visto que a evolução da doença é imprevisível e pode ocorrer de maneiras distintas para cada paciente.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o diagnóstico da Doença de Crohn é feito através de exames de imagem (raio X, endoscopias) e exames de sangue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *