
A exposição mostra raridades tecnológicas e a importância da reciclagem. Foto: Lenart Verissimo/Metrópole Parque
A exposição Lixo eletrônico: tudo isso já foi o futuro entra na sua última semana de exibição no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Até o dia 5 de abril, os visitantes podem conferir um acervo de mais de 700 itens que marcaram a evolução tecnológica, como celulares antigos, televisores de tubo, rádios, computadores clássicos e câmeras fotográficas. A mostra, promovida pelo Metrópole Parque em parceria com a Natal Reciclagem, tem entrada gratuita.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e no sábado, das 7h às 12h, no hall do IMD, no Campus Central da UFRN.
Além de proporcionar um mergulho na nostalgia e na história dos dispositivos eletrônicos, a iniciativa reforça a importância do descarte correto desse tipo de resíduo. Dados da ONU mostram que somente 3% do lixo eletrônico no Brasil é reciclado, levantando o alerta sobre os impactos ambientais do descarte irregular.
Entre os destaques, estão um exemplar do primeiro celular lançado no Brasil, o Motorola PT 550, e uma réplica do Motorola DynaTAC 8000X, considerado o primeiro telefone móvel do mundo. “Temos televisores das décadas de 70 e 80, computadores dos anos 80, numa época em que esses equipamentos não chegavam à população em geral, apenas às corporações”, detalha o gestor ambiental da Natal Reciclagem, Jurandir Nunes, responsável pelo acervo.
A iniciativa conta com o apoio do Projeto Natal Limpa, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), da Natal Reciclagem, da Circulare, do Governo do Estado e do RN + Limpo.
Ecoponto
A Natal Reciclagem possui mais de 50 pontos de coleta de lixo eletrônico no Rio Grande do Norte, incluindo um instalado no IMD. Teclados, computadores e celulares podem ser descartados no local. Para a retirada de equipamentos maiores, a população pode agendar pelo EcoZap, no número (84) 99966-4010.
Fonte: Metrópole Parque/UFRN; Edição: Hellen Almeida; Fotografia: Lenart Verissimo – Metrópole Parque; Revisão: Beatriz de Azevedo.
UFRN.BR