Fatores psicológicos, como infelicidade e solidão, contribuem para o envelhecimento, diz estudo


Pesquisadores da China e dos Estados Unidos reforçam a necessidade de ambiente psicologicamente agradável para uma longevidade saudável

Sentimentos como infelicidade e solidão contribuem de maneira significativa para o envelhecimento. De acordo com um estudo publicado no periódico científico Aging, fatores psicológicos também podem apresentar impactos para a saúde, como problemas de origem física. Pesquisadores da China e dos Estados Unidos afirmam que os achados reforçam a necessidade de ambiente psicologicamente agradável para uma longevidade saudável.

Estudiosos da longevidade utilizam modelos estatísticos que permitem medir a idade biológica de uma pessoa, em oposição à idade cronológica, um conceito chamado de “relógios de envelhecimento”. Enquanto a idade cronológica é determinada pela data de nascimento, a idade biológica depende da intensidade dos processos de envelhecimento, podendo ser afetada pela genética, pelo comportamento e pelo ambiente em que se vive.

Em geral, os relógios de envelhecimento são ajustados para prever a idade cronológica de um indivíduo com base em parâmetros genéticos e resultados de exames clínicos.

Pesquisadores da China e dos Estados Unidos desenvolveram um relógio de envelhecimento usando dados de exames de sangue de adultos e idosos chineses com o objetivo de demonstrar a associação entre os aspectos físicos e psicológicos do envelhecimento. Segundo a pesquisa, o modelo é capaz de detectar o envelhecimento acelerado em pessoas com problemas cardíacos, pulmonares e dos rins.

“Demonstramos que fatores psicológicos, como sentir-se infeliz ou solitário, somam 1,65 anos à idade biológica, e o efeito agregado supera os efeitos do sexo biológico, área de moradia, estado civil e tabagismo. Concluímos que o componente psicológico não deve ser ignorado nos estudos de envelhecimento devido ao seu impacto significativo na idade biológica”, afirmam os pesquisadores no artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *