Se uma pessoa bebe muita água, principalmente durante a noite, é normal que sinta mais vontade de fazer xixi durante a madrugada. Mas e quando não é esse o caso e, mesmo assim, a pessoa precisar acordar para ir ao banheiro com frequência?
Existem algumas razões possíveis para isso acontecer, e algumas exigem um pouco mais de atenção. Confira, a seguir, quatro delas:
1. Você produz mais urina à noite do que outras pessoas
Existe uma condição chamada poliúria noturna, que pode ser o motivo pelo qual você não consegue dormir a noite toda sem ir ao banheiro. “A poliúria noturna é uma síndrome em que a proporção normal da produção de urina do dia para a noite é alterada”, diz um relatório da Sociedade Americana de Nefrologia. Pacientes com poliúria noturna produzem mais de 33% de sua produção diária de urina à noite, explica o relatório.
Insuficiência cardíaca congestiva, doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer, doença renal crônica e apneia obstrutiva do sono são algumas condições que podem levar à poliúria noturna.
2. Sua bexiga não é capaz de reter a quantidade de urina que você produz à noite
Uma série de coisas pode afetar o funcionamento desse órgão, incluindo infecções e inflamação, fazendo com que a pessoa precise esvaziar a bexiga com mais frequência à noite. Além disso, uma bexiga hiperativa ou uma obstrução desse órgão pode causar baixa capacidade de reter a urina.
3. Você simplesmente não dorme muito profundamente
Algumas pessoas acabam urinando com frequência durante a noite porque simplesmente acordam com mais frequência do que deveriam. Como elas acordam com mais frequência, vão ao banheiro igualmente com mais frequência – mas isso não tem necessariamente nada a ver com a saúde da bexiga.
4. Doenças na próstata
Nos homens, doenças como hiperplasia benigna na próstata podem causar micção frequente, entre outros sintomas. Infecções e tumores também podem afetar essa glândula. O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens acima de 50 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são mais de 65 mil casos novos anualmente e a condição representa 29% dos diagnósticos de câncer no país.
Em geral, os sintomas dessa doença só começam a aparecer quando ela cresce o suficiente para pressionar o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do pênis (uretra). Existem alguns sinais de alerta que podem ajudar na detecção do câncer de próstata:
- necessidade de fazer xixi com mais frequência, muitas vezes durante a noite;
- não conseguir segurar o xixi e precisar correr para o banheiro;
- dificuldade em começar a fazer xixi;
- esforço ou demora para fazer xixi;
- fluxo fraco de urina;
- sensação de que a bexiga não esvaziou totalmente;
- sangue na urina ou no sêmen.
Mas, como já listamos acima, o aumento da vontade de fazer xixi pode não ter qualquer ligação com doenças na próstata.
Se as idas noturnas ao banheiro estão te atrapalhando muito, marque uma consulta com um médico e faça os exames necessários para descobrir o que causa o sintoma.
DOUTOR JAIRO / UOL