Fisioterapeutas realizam projeto social para ajudar pacientes na luta contra o coronavírus


O projeto é uma iniciativa filantrópica da CardioMovement (Atendimento Domiciliar de Condicionamento e Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica) , que visa auxiliar as pessoas de baixa renda com comorbidades, que foram acometidas pelo covid-19 de forma mais grave, oferecendo um planejamento estruturado de Reabilitação Cardiopulmonar gratuito.
Diante do caos em todo o mundo com inúmeros infectados e mortes e sem muitas perspectivas de cura para o covid-19, um grande número de pessoas irá precisar de tratamento após a alta hospitalar, devido sofrer repercussões sistêmicas, com comprometimentos físicos, cognitivos e psicossociais. Com isso,  e de acordo com algumas pesquisas e resultados positivos nessa pandemia, a Reabilitação Cardiopulmonar entra como uma grande aliada, ajudando na recuperação dos sobreviventes, contribuindo para o bem-estar e melhora da qualidade de vida dessas pessoas.
Por isso, pensando em contribuir com o sistema de saúde da nossa cidade, como também, ajudar pessoas de baixa renda com comorbidades, que não têm condições de dar continuidade ao tratamento, a CardioMovement através de profissionais da área e idealizadoras desse modelo de reabilitação domiciliar, Darllane Azevedo e Maria Karolina Sousa, realizam o projeto “Reabilitação Cardiopulmonar contra Covid-19: Juntos Somos Fortes” para contribuir de forma gratuita, com a reabilitação desses pacientes.
Tudo porque, através do tratamento contínuo, é possível evitar complicações e novos riscos de internações dos pacientes que receberam alta, diminuindo a sobrecarregar hospitalar e possíveis gastos públicos, que podem ser usados a favor de novos pacientes em estados mais graves.
Reabilitação  
A Reabilitação Cardiopulmonar tem como objetivo melhorar a capacidade funcional, o controle dos fatores de riscos, reduzir os sintomas, evitar complicações e diminuir os riscos de rehospitalizações.
O processo será dividido em dois momentos: O primeiro atendimento é feito logo após a alta hospitalar, individualizado, à distância, com as orientações primárias;
O segundo é um encontro presencial, para uma avaliação funcional, logo após o isolamento médio de 14 dias, devido ainda, ao risco de contaminação e transmissão (ainda desconhecido em sua totalidade);
Atendimentos
Os atendimentos serão virtuais, com duração de 40 minutos, duas vezes por semana. Cada profissional entrega um plano de tratamento com exercícios terapêuticos, com o objetivo de melhorar a capacidade pulmonar, cardíaca e musculoesquelética, de acordo com a necessidade individual de cada indivíduo.
O paciente é acompanhado e monitorado pelos fisioterapeutas em todas as sessões e em caso de emergência ou necessidade será realizado uma visita domiciliar.
 
Cadastro Pacientes
Para participar do projeto os candidatos ou responsáveis, devem preencher um formulário de triagem através do endereço: Formulário de Inscrição  que será avaliado pela equipe responsável, que verá a gravidade de cada caso.
Para os pacientes com arritmia, que tiveram parada cardíaca, ou alguma outra doença cardíaca prévia, é necessário uma liberação do médico cardiologista.
O Projeto acontecerá de segunda a sexta, de forma gratuita para as pessoas que preenchem os requisitos necessários para a seleção.  Serão em média ( 20 ) atendimentos semanais, distribuídos pela equipe do projeto, nos três horários (manhã, tarde e noite).
SERVIÇOS
Organização: Dupla FisioCardio da CardioMovement
Data: As inscrições começam dia 28-05
Hora: 8h
Serviço: Reabilitação Cardiopulmonar Gratuita
informações: (84) 99961-1689

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *