A cantora Gretchen chamou a atenção esta semana ao surgir com excesso de pelos na região do tórax. O que ela tem é chamado de hirsutismo, caracterizado pelo excesso de pelos em mulheres em regiões que, normalmente, são mais comuns em homens.
Hirsutismo pode surgir devido ao excesso de hormônios masculinos na mulher, chamados de andrógenos. Ele pode vir associado ao surgimento de acne e irregularidades menstruais. “Quando a surge esse problema na mulher, é essencial que ela passe no endocrinologista avaliar se esses hormônios estão alterados. Outras questões endocrinológicas e que também cruzam com o excesso de pelos são a Síndrome de Cushing e o excesso de prolactina. Na pós-menopausa também é comum a queixa de mulheres com o crescimento excessivo dos pelo”, explica a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato.
A especialista explica que o hirsutismo não é só o aumento da penugem. Ele apresenta pelo espesso, mais pigmentado e cresce em lugares que, normalmente, aparecem em homens como na região do mento, da face, entre as mamas, na região do abdômen, nas coxas, nos braços, nas costas.
“Algumas situações endocrinológicas, como a síndrome do ovário policístico e até mesmo a hiperplasia adrenal congênita podem levar ao excesso de hormônios masculinos na mulher, além de outras manifestações clínicas como acnes e até mesmo a infertilidade”, conta Dra. Lorena.
A boa notícia é que, na maioria das vezes, o hirsutismo tem tratamento.