Hospital Giselda Trigueiro adota Prontuário Eletrônico do Paciente


A facilidade de acesso a informações do paciente promoverá mais agilidade aos atendimentos

O Hospital Giselda Trigueiro (HGT) passou a utilizar neste mês de agosto o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que inicialmente estará disponível para os atendimentos ambulatoriais e em breve terá o uso expandido para todo o hospital. A novidade permitirá o acompanhamento de todos os passos do usuário, desde a entrada até o recebimento da alta hospitalar. O HGT é o terceiro hospital da rede coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a receber o novo sistema digital.

Para o diretor geral da unidade, o infectologista André Prudente, a novidade proporcionará muitos benefícios ao hospital e aos seus usuários. “É a modernização do atendimento aos usuários do SUS, que além de economizar toneladas de papéis, vai proporcionar maior dinamicidade na visualização em tela das informações do nosso paciente, incluindo todos os atendimentos anteriores, medicamentos, alergias, doenças diagnosticadas, todos esses detalhes que irão proporcionar maior agilidade da conduta da equipe de saúde”.

Ele explicou que, além do atendimento mais qualificado, o PEP proporciona menor chance de perda de informações, além de facilitar a localização de prontuários mais antigos. “Nesses 80 anos de história o Hospital Giselda Trigueiro já atendeu a milhares de pessoas, e a partir de agora tudo ficará armazenado em um servidor on line, acompanhando a tendência da saúde digital, que vem se disseminando no mundo todo”, ressaltou.

A implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC) da Sesap e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN.

O PEP é uma das ferramentas desenvolvidas no projeto “Gestão e Transparência na Saúde Pública do Rio Grande do Norte”. Ele permite a visualização em tela do histórico clínico, dados sobre consultas, resultados de exames e condutas e tratamentos adotados. Além do Hospital Giselda Trigueiro, o Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e o Hospital da Mulher, em Mossoró, já utilizam o PEP. Até o momento, mais de 8,8 mil atendimentos foram registrados pelo novo sistema, entre pacientes ambulatoriais e de pronto-socorro.

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