Instituto Pensare


Do sonho ao desejo, do desejo à realização. Há seis anos o Instituto Pensare é referência na área de saúde e bem-estar em Natal.

Aliando o conhecimento das ciências tradicionais às novas abordagens trazidas pelas terapias holísticas, o Instituto reúne uma equipe de quase 30 profissionais nas áreas de psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, nutrição, clínica geral, fisioterapia, acupuntura e coaching educacional.

O espaço foi cuidadosamente pensado para atender e tratar todos os tipos de sofrimento psíquico, dores psicossomáticas e limitações de movimentos, por meio de práticas como reabilitação, meditação, alívio do estresse e assessoria para o ENEM, sempre com atendimentos pré-agendados e marcados pela pontualidade.

Toda essa variedade de terapias é oferecida em um ambiente moderno e acolhedor, pronto para receber seus pacientes preservando a atmosfera da sala de estar de uma família acolhedora. A psicóloga Giovanna Goes conta como um projeto familiar que nasceu dentro de casa se transformou em um espaço dedicado à promoção da saúde mental e física.

“Foi durante os grupos de estudos que aconteciam nesta sala de estar que nasceu o desejo de transformar minha própria casa em um espaço compartilhado para acolher a dor do outro”, afirma. Outro momento crucial, segundo ela, ocorreu no período em que cursou a especialização em Psicologia Clínica, Psicanálise e Instituições, no EPSI, em João Pessoa, em 2010. “Foi ali, nos intervalos das aulas e nas conversas com os professores, nos jardins da instituição, que surgiram os primeiros esboços do Pensare.”

Giovanna destaca o apoio de sua família para a concretização do projeto. “No início, era só um sonho, um desejo. Mas o que é um desejo? Qual a sua força? ‘Desejo é o que nos move, afinal’, segundo Lacan. O desejo é a capacidade de experimentar, criar, realizar. É a grande faísca que dá partida aos nossos projetos. O desejo produz o real e, nesse caso, ele preferiu passear em vez de ficar deitado no divã. Seguiu passeando, construindo caminhos para florescer”, diz a psicóloga e idealizadora do Instituto Pensare.

Ela ressalta ainda o trabalho em parceria, desde o início, com as psicólogas Ana Cláudia Lima e Christine Campos, que também acreditaram na proposta, participando desde o seu projeto inicial até o momento atual. “Chris inclusive sugeriu o nome do espaço. Como costumo dizer: o Pensare somos nós. A equipe também é composta por uma ex-professora, supervisora de estágio, colegas e amigos que a Psicologia me deu. Toda construção demanda dedicação, esforço e investimento, principalmente emocional. Aqui, nossas decisões são coletivas. Tudo é cuidadosamente pensado e compartilhado antes de ser adotado.”

Com o Instituto consolidado, Giovanna se dedica agora ao atendimento clínico, razão maior de sua motivação. “Agradecemos a todos que corroboraram com o sonho de fazer o Pensare ser o que é. Familiares, equipe de profissionais, funcionários, clientes e pacientes”, acrescenta.

Para consultar os serviços oferecidos pelo Pensare e conhecer o corpo de profissionais, consulte a página: https://institutopensare.com/ @pensareinstituto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *