Julho Verde: Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço


Assim como ocorrem com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que lembram mundialmente a importância da prevenção contra o câncer de mama e o câncer de próstata, o Julho Verde chama a atenção para o câncer de cabeça e pescoço. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho. No Brasil, em 2016, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço instituiu o Julho Verde e, desde então, são realizadas em todo o país ações com foco no diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Conversamos com o Dr. Luís Eduardo Barbalho de Mello, coordenador  do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Liga/RN sobre sintomas, diagnóstico precoce e sobre os desafios para o tratamento dos casos pós pandemia.

 Quais são os tipos de câncer de cabeça e pescoço mais frequentes e quais as estatísticas do Brasil?

Quando a gente fala de câncer de cabeça e pescoço estou me referindo muito  particularmente aos tumores que ocorrem na boca, língua, garganta, cordas vocais, esôfago, na pele da face, seios paranasais e na tireoide. 

 Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca, garganta e cordas vocais é hoje o terceiro mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata e de pulmão. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Ainda tem o câncer de pele que  é o tipo de câncer mais prevalente no Brasil e a área de cabeça e pescoço é a que fica mais exposta e esse é um alerta importante que fazemos porque quando o câncer de pele  não é  diagnosticado  inicialmente, pode comprometer outros órgãos como olhos e  orelha. 

Quais os sinais e sintomas que devem ser observados ?

No caso de câncer de boca, imagine pessoas que tem uma afta crônica na boca, uma ferida que não consegue cicatrizar na língua, uma rouquidão crônica que não resolve com remédios, dificuldade na deglutição.

Eu chamo atenção também para as pessoas que possam observar nódulos no pescoço, aqueles caroços que aparecem na parte mais alta no pescoço, abaixo da mandíbula e do queixo. Esses sinais quando associados a rouquidão  ou dificuldade de engolir e dor podem indicar uma doença grave.

Os pacientes que são fumantes crônicos e que consomem bebida alcóolica em excesso tem mais probabilidade de desenvolverem a doença. Por isso que essas informações precisam ser transmitidas para a população para que as pessoas ao perceberem esses sintomas iniciais possam se dirigir a serviços de saúde.

E o HPV? Tem relação com os tipos de câncer de cabeça e pescoço?

A infecção pelo papilomavírus (HPV) tem se destacado. Foi percebido que  nos últimos anos, tanto  aqui no Brasil como nos Estados Unidos,  houve um índice crescente de infecções de garganta relacionado ao HPV e a infecção por este vírus é um fator de desenvolvimento do câncer de garganta. Então é importante fazer a imunização do HPV nos adolescentes e também  o incentivo a prática do sexo seguro.

Em caso de suspeita de algum tipo de câncer de cabeça e pescoço que profissional deve ser procurado?

O paciente pode procurar qualquer profissional da assistência básica. Um dos focos dessa campanha Julho Verde é conscientizar os médicos da atenção básica de que eles também podem ajudar no diagnóstico precoce da doença e salvar muitas vidas.

Dentista, otorrinolaringologista, clínico geral, endocrinologista, ginecologista, mastologistas. Todos esses profissionais podem ver manchas na boca ou caroços no pescoço e manchas na pele.

O cirurgião de cabeça e pescoço só entra na fase do tratamento.

E durante essa pandemia que estamos vivendo, existe alguma orientação especial para esses pacientes?

Dr. Luís Eduardo Barbalho, Cirurgião de Cabeça e Pescoço (foto: divulgação)

 A situação que vivemos hoje é grave, porque  o estágio em que a pessoa vai chegar no hospital, já pode ser tarde. Apesar das situação  da pandemia, se você perceber algum dos sinais e sintomas que citei aqui, procure  um hospital  , de preferência que trate de câncer .  

Na pandemia,  está havendo um  uso abusivo de alcool e também do fumo, por causa da ansiedade, e isso por ter graves consequências. Então temos que  nos preparar para a vida  pós- pandemia, casos mais avançados que virão porque as pessoas estão fumando mais, usando muita  bebida alcóolica e estão com receio de buscar atendimento médico. 

A situação que vivemos hoje é grave, porque  o estágio em que a pessoa vai chegar no hospital depois que a pandemia passar, já pode ser tarde. Portanto, se você  sente algo nesse sentido, não fique  parado,  procure um médico, pois o câncer não espera.

 

Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *