Nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 9h, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), vinculada à rede hospitalar Ebserh, em parceria com a Sociedade Brasileira de Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia), realiza, no Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-Grandense, no bairro de Petrópolis, uma série de atividades educativas e de conscientização sobre a importância de se prevenir da sífilis.
A ação faz parte da Campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, criada pela Lei nº 13.430, de 31 de março de 2017, que instituiu o terceiro sábado do mês de outubro como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Na ocasião, serão realizadas rodas de conversas, testes rápidos de identificação da doença e ofertados atendimentos médicos e psicológicos para os adolescentes e adultos jovens que fazem parte da escola.
Sífilis é uma doença infecto-contagiosa, sexualmente transmissível, que pode levar à morte se não tratada a tempo. A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.
O objetivo da ação é aumentar a conscientização da população dos adolescentes e adultos jovens para uma doença de fácil identificação e tratamento, mas que continua produzindo muitas vítimas, além de incentivar a prevenção e ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença
fonte: ufrn.br