Medicina diagnóstica


A medicina diagnóstica é o ramo da medicina responsável pela realização de exames que auxiliam o diagnóstico e envolve atividades como a medicina laboratorial, medicina por imagem e outras especialidades médicas que produzem exames com a finalidade de identificar doenças ou atestar sua saúde. 

A medicina diagnóstica trabalha de forma complementar às demais especialidades médicas. Um neurologista, por exemplo, pode através de um exame de imagem como uma tomografia ou ressonância magnética identificar diversas patologias no cérebro e nas demais partes do sistema nervoso de um paciente; assim como um endocrinologista certamente pedirá exames laboratoriais (exames de sangue) para verificar o funcionamento de diversos órgãos, o que é popularmente conhecido como “taxas” do organismo. Todos esses exames fazem parte da medicina diagnóstica.

Dados recentes do Mapa Assistencial, publicação anual divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no mês de julho, apontam o crescimento da medicina diagnóstica no país. Em 2018, houve um aumento de 5% no número absoluto de exames informados ao Sistema de Informação de Produtos (SIP) em relação a 2017. Dentre os exames que apresentaram maiores aumentos, destacam-se os exames de hemoglobina glicada, holter de 24 horas e a ressonância magnética. Entre 2017 e 2018, este último exame cresceu 4,3% em todo o país, segundo os dados da ANS. A taxa, por mil habitantes, passou de 162 em 2017 para 169 exames no ano passado.

Para o diretor técnico da Clínica Tirol, Dr. Flávio Cunha de Medeiros, a medicina diagnóstica é uma área que irá crescer cada vez mais. “Essa é uma das áreas da medicina com maior crescimento. Nos últimos 20 anos as tecnologias e equipamentos mudaram completamente. E com a medicina cada vez mais personalizada, os exames de imagem são essenciais nessa individualização dos casos. Por exemplo, na oncologia, os exames de imagem auxiliam desde o diagnóstico, ajudando a diferenciar os tumores e a escolha da melhor terapia, ajudam também durante o tratamento, avaliando a eficácia dos mesmos, bem como na fase de remissão ou cura para afastar a possibilidade de alguma recidiva da doença”, complementou Dr. Flávio Cunha.

Segundo ele, com foco nessas perspectivas em relação à medicina diagnóstica, a Clínica Tirol expandiu suas atividades na zona sul da capital, local carente desses serviços. No mercado em Natal há mais de 26 anos, a clínica agora possui duas unidades na capital: uma já tradicional, na Avenida Rodrigues Alves, no bairro que dá nome à marca e, mais recentemente, na Avenida Roberto Freire, em Capim Macio, sendo esta a nova unidade inaugurada em abril deste ano. Neste novo espaço, além dos exames de ultrassonografia, mamografia digital e densitometria óssea, a clínica passou a realizar também exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada e radiografia. Além de exames laboratoriais em parceria com o DNA Center.

“Nos últimos 20 anos as tecnologias e equipamentos mudaram completamente. E com a medicina cada vez mais personalizada, os exames de imagem são essenciais nessa individualização dos casos”

Na nova unidade, um dos carros-chefes passou a ser a ressonância magnética. Isso graças a um equipamento de última geração que permite dar um maior detalhamento às imagens por ela produzidas. Dr. Flávio Cunha explica ainda que o equipamento é o único 100% digital do estado, o que só aumenta a precisão e a qualidade das imagens. Outro diferencial desse equipamento é o fato dele ter a capacidade de deixar o paciente mais relaxado do que as convencionais. “Ela tem diminuição do ruído, que costuma ser algo que incomoda o paciente e tem também um dispositivo de trilha sonora, onde o paciente pode escolher a música que deseja escutar durante a realização do seu exame, o que diminui sua ansiedade e o deixa mais relaxado. Tudo isso ajuda na jornada do paciente em nossa clínica”, relatou Dr. Flávio Cunha.

Os três pilares da Clínica Tirol

A Clínica Tirol, de acordo com o diretor técnico Dr. Flávio Cunha, tem  ao menos três vertentes para manter o sucesso da empresa. Ele pontua primeiro a qualidade da equipe médica, uma das únicas do estado que tem todos os médicos especialistas na área de radiologia e diagnóstico por imagem.

O segundo pilar são os equipamentos disponíveis na clínica, segundo ele, todos de última geração, como no caso da ressonância magnética, da tomografia computadorizada multislice com controle de dose de radiação e o mamógrafo 100% digital, permitindo identificar tumores com muito mais precisão e segurança.

O terceiro grande pilar da Clínica Tirol é o atendimento. Além de tratar cada cliente de maneira especial, humanizada e com hora marcada, destaca-se também a agilidade na entrega do exame. Todos os ultrassons, por exemplo, são entregues na hora, enquanto que os outros exames ficam prontos em 2 dias. O paciente ainda tem a opção de entrega domiciliar. Se ele quiser, com 3 dias ele recebe o exame em casa. E como outro diferencial, os exames ainda ficam disponíveis online no prontuário eletrônico de cada paciente, sendo acessíveis de qualquer lugar, até pelo celular.

“Temos o orgulho de falar que nosso atendimento é de excelência, comprovado por nossa pesquisa de satisfação. Cada paciente é único e nosso dever é fazer com que ele tenha uma experiência diferenciada, que supere suas expectativas e gere fidelização”, destaca Dr. Flávio Cunha.

Exames

Ressonância magnética

Equipamento 100% digital que não utiliza radiação e permite coletar imagens de alta precisão e com grande detalhamento anatômico dos órgãos do corpo. Trabalha com alto campo magnético e é um dos métodos mais eficazes de diagnóstico por imagem disponíveis hoje no mundo.

Tomografia computadorizada multislice

A qualidade das imagens conseguidas por este tipo de equipamento permite a realização de diagnósticos precoces e, muitas vezes, possibilita tratamentos menos invasivos e com maiores chances de cura ou até mesmo medidas preventivas que evitam o surgimento de doenças. Um aparelho multislice e de alta resolução, que tem como diferencial um software de controle de radiação, que permite identificar as densidades do corpo e distribui a radiação de maneira proporcional e otimizada, reduzindo a dose de radiação.

Mamografia digital

O mamógrafo da Clínica Tirol é totalmente digital. Com essa tecnologia, por exemplo, é possível identificar microcalcificações na mama de forma mais precisa.  As microcalcificações são pequenos cristais de cálcio que se depositam na mama e podem indicar o início de um tumor. Esse é o melhor exame para detectar precocemente o câncer de mama, porque ele identifica anomalias mesmo antes que o paciente ou o médico possam notar qualquer alteração.

Clínica Tirol

Unidade Tirol
Av. Rodrigues Alves, 1155, Tirol

Unidade Capim Macio
Av. Engenheiro Roberto Freire, 943, Capim Macio
(84) 3221-5601
(84) 9 8887-5601
@clinicatirol
www.clinicatirol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *