
Foto: reprodução Instagram
Na manhã desta segunda-feira (24), Natal perdeu um dos seus renomados médicos oftalmologistas, Dr. Araken Brito, vítima de um acidente de trânsito enquanto pedalava na Avenida Hermes da Fonseca. Ele estava acompanhado de outros ciclistas quando foi atingido por um caminhão. A fatalidade ocorreu por volta das 5h30, e as circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas.
A Associação Médica do Rio Grande do Norte (AMRN) lamentou a perda em nota oficial, prestando solidariedade aos familiares e amigos. “Com grande tristeza, informamos o falecimento do médico Dr. Araken Britto. Nossos sentimentos a todos os amigos e familiares e que Deus conforte vossos corações”, declarou a entidade.
A Sesap também emitiu uma nota oficial. “A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lamenta profundamente o falecimento do médico oftalmologista Araken Britto de Sousa, na manhã desta segunda-feira (24). Servidor da secretaria desde 2014, Araken atuou por oito anos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e, desde 2022, fazia parte da Organização de Procura de Órgãos, na área de doações de córneas. Araken também atuava no Hospital Universitário Onofre Lopes. Toda a Sesap envia aos familiares, amigos e companheiros de trabalho de Araken seu mais profundo pesar e solidariedade neste momento de tristeza.”
Além da dor da perda, o episódio reacende a necessidade urgente de um debate sobre segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, que compartilham as vias com veículos de grande porte. Em muitas cidades, iniciativas para melhorar a sinalização, criar mais ciclovias e conscientizar motoristas e ciclistas já têm salvado vidas. O que podemos fazer para tornar as ruas de Natal mais seguras para todos?
A despedida de Dr. Araken deixa um legado na medicina e um alerta sobre a responsabilidade coletiva no trânsito. Que essa triste notícia nos inspire a buscar caminhos para um futuro com mais respeito, segurança e empatia nas ruas.