MEJC oferece assistência especializada a prematuros


Profissionais da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dedicam-se a cuidar da prematuridade e testemunham o desenvolvimento e as histórias de superação desses recém-nascidos. A maternidade oferece assistência especializada para bebês prematuros.

Para dar o acompanhamento e o suporte adequados, a MEJC dispõe de equipe multiprofissional e serviços completos. A ginecologista da MEJC, Maria da Guia de Medeiros, explica que os principais fatores para ocorrer o parto prematuro são infecções, sendo a urinária a mais frequente. Vulnerabilidade social, drogas, hipertensão arterial, fumo e álcool também estão entre os fatores de risco. “A falta do pré-natal é um fator importante no aumento dos partos prematuros, pois ele consegue dirimir essas questões com orientação, realização de exames e uso de medicações apropriadas”, enfatiza a profissional.

A neonatologista da MEJC, Anna Christina do Nascimento, destaca que a prevenção do parto prematuro começa pelo planejamento reprodutivo. De acordo com a médica, tal medida é importante “para o controle de doenças crônicas antes de engravidar, evitar gravidez na adolescência, dar intervalo adequado entre as gestações”, enfatiza.

Ainda segundo a neonatologista, a prematuridade é a principal causa de óbito em crianças abaixo de 5 anos, mesmo com todo suporte oferecido. O Brasil está entre os 10 países no mundo com maior número de partos prematuros, informa Anna Christina.

Na MEJC, é oferecido pré-natal para acompanhamento de gestações com fatores de risco para mãe e bebê, além de assistência ao parto com pediatras capacitados no programa de reanimação da Sociedade Brasileira de Pediatria. A maternidade dispõe de UTI Neonatal com 20 leitos, unidade de cuidados intermediários convencional e unidade canguru, ambulatório de seguimento dos recém-nascidos de risco. “Temos tecnologia e equipe multiprofissional para atendimento do prematuro desde o nascimento”, destaca a médica neonatologista.

“Uma florzinha linda e esperta”

Aldeneide Silva, de 39 anos, lembra bem do acolhimento recebido em seu parto e do tratamento de sua filha Valentina Trajano, nascida com 26 semanas e cinco dias, pesando 700 gramas, na MEJC-UFRN. Na consulta pré-natal, foi identificado problema na passagem de nutrientes para a bebê e a mãe foi submetida a uma cesárea de emergência. Aldeneide recorda das palavras da obstetra no momento do nascimento: “Sua florzinha é muito linda e esperta. Ela quer ver o mundo”.

A pequena ficou internada durante quatro meses e enfrentou uma série de intercorrências, chegando a realizar sete transfusões de sangue nesse período. Superando as dificuldades, se recuperou. Hoje, Valentina tem uma rotina saudável, com brincadeiras e descobertas de mundo. “Esse nome já havia sido escolhido antes de tudo isso. Valentina é forte, valente, cheia de saúde”, declara a mãe. O roxo, referente à campanha sobre a prematuridade, também é sempre lembrado pela família, tendo sido, inclusive, a cor da festa de aniversário, com o tema Jardim encantado, de um ano da florzinha valente.

Campanha Novembro Roxo

A campanha Novembro Roxo reforça a conscientização sobre a prematuridade. Apoiando essa causa, no próximo domingo, 17, Dia Mundial da Prematuridade, a MEJC realiza a 1ª Caminhada da Prematuridade do RN. O objetivo é conscientizar a sociedade quanto à importância do tema, bem como da prevenção, da qualidade e da humanização no atendimento aos bebês prematuros e às suas famílias. A caminhada começa às 6h30, no Parque das Dunas, em Natal (RN). Na ação, acontece ainda uma campanha de arrecadação de linhas de crochê para o Projeto Octo Natal, que distribui polvinhos de crochê nas UTIs Neo da MEJC e em outras instituições de saúde do município.

UFRN.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *