A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 7. O espaço visa oferecer assistência de saúde especializada, acolhimento e orientação a pacientes de gestação de risco que necessitem de atenção diária, mas sem necessidade de internamento.
O reitor José Daniel Diniz Melo destacou a alegria em realizar a inauguração do espaço, que irá garantir assistência humanizada e de qualidade em gestações de alto risco, aliado ao contexto do ensino e da pesquisa dos estudantes da área da saúde.
A representante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e diretora de Atenção à Saúde, Lumena Castro, fez agradecimentos à gestão da UFRN por ter oportunizado o espaço para as atividades que permitirão um cuidado qualificado às pacientes, bem como à formação de profissionais da saúde.
Na mesma perspectiva, o superintendente da Mejc, Murillo Britto, agradeceu o apoio da Reitoria para a abertura do espaço e destacou o esforço da equipe da unidade hospitalar. “Sabemos que o período da gestação, do parto e do puerpério é marcado por muitas emoções, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou sobre a necessidade do espaço para melhorar o atendimento da Maternidade.
Com capacidade de 10 leitos para as gestantes e puérperas, a Casa também será destinada a mães cujos recém-nascidos estejam internados em unidades de terapia intensiva ou de cuidados intermediários, o que permite manter uma proximidade adequada da Mejc, facilitando a permanência integral da mãe ao lado do bebê durante o período de internação. No andar superior do prédio, o espaço também servirá de moradia para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que cursem Residências em Saúde.