Nos dias 17 e 18 de setembro, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu uma ação em alusão à campanha Setembro Amarelo. Denominada Pequenas Causas, Grandes Cuidados, a iniciativa buscou proporcionar um momento de pausa, cuidado e reflexão para os servidores, como forma de combater o estresse e a ansiedade no ambiente hospitalar.
Os colaboradores tiveram acesso a sessões de massagem, yoga e auriculoterapia, realizadas por profissionais do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UFRN (LAPICS). A ação também contou com uma apresentação musical do grupo Harmonias Sonoras no Trabalho, projeto do Núcleo de Arte e Cultura, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e a Divisão de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da universidade. A apresentação foi voltada para os profissionais que atuam na enfermaria de alto risco e para as pacientes gestantes internadas.
Caroline Lemos, ouvidora da MEJC e integrante do Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho, destacou que a ação foi idealizada pelo comitê em conjunto com a Divisão de Gestão de Pessoas da instituição, sendo crucial para reforçar a importância do bem-estar no ambiente hospitalar. “Esperamos que eles possam utilizar o ambiente de trabalho como um espaço feliz, de reflexão e de relaxamento”, afirmou.
A enfermeira Mariane Silva, do LAPICS e da divisão de qualidade de vida da UFRN, explicou a eficácia das práticas oferecidas. “As práticas de medicina chinesa são muito utilizadas para o controle do estresse e da ansiedade. Ao utilizar terapias naturais para restabelecer o equilíbrio do corpo, isso pode ajudar a melhorar a produtividade desse profissional”, afirmou.
A MEJC está promovendo outras atividades com o objetivo de verificar o estado emocional dos colaboradores e compreender o clima organizacional. Os profissionais podem, por exemplo, registrar o ponto de acordo com o humor do dia, escolhendo entre emoticons que vão de disposto a desanimado. Um painel interativo também foi instalado no hall da instituição, permitindo que todos expressem sentimentos e leiam mensagens motivacionais.
O chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Wlademir De Oliveira Filho, contou como a ideia surgiu. “Por tratar-se de um mês em que a gente trabalha no enfrentamento e cuidado do sofrimento mental, achamos importante promover essas iniciativas e esperamos realizá-las com mais frequência”, enfatizou.
A iniciativa foi elogiada pelos participantes. A enfermeira Juliana Mendes parabenizou a comissão pela ação. “É algo de muita importância, não só para o relaxamento do corpo, mas da mente. É uma atividade que não deve ser só pontual, deve ser continuada”, reforçou a profissional.
UFRN