Música no trânsito pode relaxar, mas desconcentração é um risco, alertam especialistas


Volume escolhido para ouvir música no carro também pode influenciar a capacidade de concentração dos motoristas

Ouvir rádio ou colocar música para tocar enquanto está dirigindo pode ser um tanto quanto relaxante. No entanto, especialistas alertam que o hábito pode atrapalhar a concentração plena no trânsito.

O neurocirurgião Saul Almeida explica que as duas ações não são executadas com igual foco pelo cérebro.

“Na verdade, o cérebro humano não é capaz de se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo, o que acontece é que ele tem a capacidade de alternar rapidamente entre diferentes tarefas”, explica Almeida, diretor do Pronto-Socorro de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em comunicado.

A impressão é de que conseguimos realizar várias ações ao mesmo tempo, mas na prática não é exatamente assim que acontece, como explica o médico.

“A gente vai realizar essas tarefas de forma incompleta ou superficial. Isso acontece porque a tensão do cérebro fica dividida entre essas várias tarefas, e o resultado é uma diminuição da qualidade do que a gente está fazendo e, além disso, quando a gente alterna rapidamente entre tarefas diferentes, você acaba sobrecarregando o seu cérebro”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *