Capital voltou a suspender aplicação da vacina ainda durante a manhã desta sexta-feira (21).
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal solicitou mais 5 mil doses da vacina CoronaVac, ao estado, para concluir a imunização com segunda dose em pessoas que tomaram a primeira em abril.
A capital voltou a suspender a vacinação com o imunizante em vários pontos, ainda durante a manhã, por falta de doses, mesmo após ter recebido o lote de 2,2 mil vacinas, solicitadas em ofício na quinta-feira (20).
Segundo Veruska Ramos, coordenadora de imunização da capital, embora o pedido do município registre solicitação de 7 mil doses, pouco mais de 2 mil foram contempladas pelo envio feito pelo estado na quinta-feira (20), portanto são aguardadas agora cerca de cinco mil.
Veruska afirma que a capital estimava que as doses disponibilizadas até a manhã desta sexta (21) seriam suficientes para atender cerca de 3,5 mil pessoas que tinham recebido a primeira aplicação até 7 de abril.
Porém, segundo ela, os frascos não têm rendido 10 doses, como previsto pelo fabricante, representando cerca de 10% de perdas. O município aplicou a primeira dose da CoronaVac até 9 de abril.
“Essas perdas vêm sendo cumulativas, chegando hoje a 7 mil doses. Dessas 7 mil, o estado liberou 2.210 da reserva técnica. Então essa diferença, esse saldo de 5 mil, a gente espera que o estado libere para que a gente consiga debelar todo esse déficit de pessoas que esperam a D2. Nós temos vacinado também com outros dois imunizantes (Pfizer e Oxford) e não acontece esse problema com eles”, afirmou.
Segundo Kelly Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, o novo pedido surpreendeu a Secretaria Estadual de Saúde.
“Fomos surpreendidos por esse pedido do município de Natal. No final de abril e início de maio, houve tratativa para que o estado recebesse o número de doses para que pudesse concluir o esquema vacinal das pessoas que ainda faltavam receber a segunda dose, que seriam 87 mil doses. Além de usar os dados do RN + Vacina, fizemos levantamento perguntando aos municípios quantas pessoas tinham tomado a primeira dose e o município de Natal sinalizou 38 mil pessoas que precisavam tomar segunda dose”, disse.
Após receber o reforço de doses, a Sesap informou que repassou lotes suficientes para zerar a fila de espera por CoronaVac.
Kelly ainda afirmou que o Instituto Butantã e a Anvisa não reconheceram doses a menos nos lotes, como relatado por vários municípios.
Ela afirmou que o estado chegou a constatar o problema relatado por vários municípios anteriormente, em relação a alguns lotes, mas que atualmente apenas Natal tem relatado perdas.
“Nenhum outro município sinalizou nesse momento perda de doses nos frascos”, assegurou.
A coordenadora estadual afirmou que a Sesap vai estudar a possibilidade de liberação das doses.
G1 RN